domingo, 17 de fevereiro de 2013

O feminismo ainda faz sentido?

Apraz-me registar que há sectores da sociedade, onde a desigualdade de géneros parece não existir. Mas os comportamentos ainda são pautados por preconceitos que fazem a diferença. Mesmo no meio artístico, onde a discriminação parece ser menos visível, a mulher, para ser aceite e valorizada, tem de ser “ bela e perigosa “.

Sinto-me incomodada com as diferentes formas de discriminação que se abatem sobre as mulheres, de ordem política, religiosa e socioeconómica. Há diferenças na assumpção de cargos tradicionalmente de homens… há diferenças salariais…há diferenças culturais… há diferenças na intimidade das relações e até há diferenças na língua e no significado das palavras: “um homem honesto” não é a mesma coisa que “uma mulher honesta” ou” um homem bom” não é o mesmo que” uma mulher boa”. E quando há crise, são elas as primeiras a perder o emprego e condenadas a serem as mais pobres no seio da pobreza.

A violência doméstica é a forma mais dramática da discriminação da mulher e atinge níveis preocupantes.

Por tudo isto faz todo o sentido militar no feminismo e ajudar a alterar comportamentos.
 

Maria José Boaventura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.