quinta-feira, 18 de abril de 2013

Coretos: uma doçura!


Montijo, Praça da República
O pacote de açúcar RAR que me calhou hoje no café é uma representação de um coreto, «Símbolo de Portugal»:
"Estruturas, usualmente, de formato circular, situadas ao ar livre e em locais públicos das aldeias ou cidades. Lugar onde o povo se encontrava quer para ouvir bandas filarmónicas e fanfarras quer para manifestações políticas e sociais."
São estruturas lindas, diga-se. Dignas de serem acarinhadas, respeitadas e fotografadas. Vistas e reparadas!
Mas ainda sobre o texto do pacotinho de açucar, sublinho esta ideia: o povo que se encontrava para ouvir música, por um lado, e, sobretudo, que se reunia para manifestações políticas e sociais, por outro.
Talvez os coretos não estejam em vias de extinção, ainda bem, embora sejam mais decorativos e marco ou registo do passado da comunidade no seio da qual foram construídos. Mas o que dizer do encontro entre as pessoas, vizinhas? Reabilitar os coretos, reabilitando e fomentando o encontro da comunidade, seria uma boa ideia a implementar!
Descobri o blog de José Matos dedicado, justamente, aos nossos coretos, cujo nome é Reanimar os Coretos em Portugal! Ver aqui.
Também a blogger Maria Eduardo tem várias fotos de coretos (na imagem).
Parabéns aos dois e a outros que manifestam, desta ou de outra forma, o seu amor pelo nosso país!

7 comentários:

  1. Tudo o que possa ser feito para preservar e divulgar o nosso património cultural, do objeto ou edifício mais simples e humilde, ao mais imponente, deve ser feito e acarinhado.
    Uma boa ideia.

    ResponderEliminar
  2. Os coretos que representam e simbolizam o amor pela arte, não só para sua configuração, como pelo serviço que prestavam às filarmónicas que aí exibiam uma cultura musical deviam ser protegidos e proibida a sua destruição. Infelizmente, no Montijo, já assisti, quando era miúdo ao derrube de dois, dado que esta cidade, nos tempos em que foi vila teve 3 coretos. O exemplar que ilustra este artigo e que é bastante bonito fica no Montijo, na Praça da República, junto da Igreja Matriz. Foi uma escolha feliz, que muito me apraz.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. É verdade os coretos fazem parte da história portuguesa, mas também europeia. O século XVIII e todo o seu dinamismo trouxeram para a ribalta estes denominados quiosques de música que serviram não só para a realização de actuações a ela ligadas mas também de palanques onde muitos oradores dirigiram a palavra aos seus ouvintes e apoiantes. Recentemente tive oportunidade de assistir a um momento assim, no coreto de Portimão. Infelizmente alguns responsáveis desvalorizaram alguns e foram os seus carrascos, outros abandonaram-nos completamente. É necessário mudar as mentalidades também a este nível para que estas relíquias de ontem sejam preservadas para as gerações vindouras. Proponho que peçam "amizade" a nossa página do facebook "Reanimar os coretos em Portugal" e nos ajudem a divulgar e a tentar preservar este tipo de edificado.
      Com os melhores cumprimentos,
      José António Matos

      Eliminar
  4. Também descobri este blogue sobre coretos e gostava de saber para onde posso enviar uma foto de um coreto de Linda a Velha que não vem referido na área de Oeiras.
    Um abraço
    Clotilde

    ResponderEliminar
  5. Olá Céu Mota,
    Muito obrigada pelo seu contacto e por ter divulgado o meu post sobre Coretos de Portugal e fiquei muito orgulhosa por ter gostado. Também já espreitei o blog de José Matos e apreciei muito o seu trabalho.
    O meu blog ainda tem o visual antigo, o que se torna mais difícil a sua consulta, mas tenho alguns posts muito interessantes, como "Pináculos Portugueses" em 10/2012, "Gárgulas" em 11/2012 etc. quando tiver oportunidade e queira espreitá-o, penso que vai gostar.
    Vou fazer uma passagem pelo seu blog pois por aquilo que já vi é muito activo. Parabéns.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.