sexta-feira, 5 de abril de 2013

Homo sapiens, Homo videns e Homo facebook

Sartori, politólogo italiano, defendeu, nos anos 90, "que a televisão transformara a essência da democracia. O Homo sapiens, esse ser capaz de reflectir e de formar opiniões, tinha sido substituído por uma nova metamorfose, o Homo videns, incapaz de construir abstracções e dominado pelo fluxo entorpecedor da imagem". 


O jornalista Miguel Gaspar, PÚBLICO, escreveu uma crónica no passado dia 4 intitulada Do Homo videns ao Homo facebook. Interessante, mas parece que se esqueceu de desenvolver a questão do Homo facebook...??
Mas fica este tema para discussão aqui no Blog: os 3 tipos de Homo!! Seremos qual deles? Um pouco de cada? Mais videns que sapiens? Mais sapiens que facebooks e televisão?

3 comentários:

  1. Híbridos somos, com toda a certeza. Enxertados no mundo virtual cada vez mais olhamos o mundo através de rectângulos (do televisor, do computador, do telemóvel... da janela). Estamos a perder a visão periférica.

    ResponderEliminar
  2. Embora muitas vezes de modo camuflado, tal é o preconceito actual de tantos e tantos Homines, há ainda o Homo Credens! Sem esta dimensão o Ser Humano permanece infeliz, porque subjugado à instintividade e à animalidade de todos os seres! O Homo Credens é como que o eco da eternidade e do infinito para o qual ele caminha...

    ResponderEliminar
  3. Sim, sem dúvida, o Homo Credens!!!
    Obrigada pelo teu contributo que enriquece a discussão.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.