quarta-feira, 10 de abril de 2013

Peditório da Unicef


A Unicef está preocupada com as crianças sírias que vivem em campos de refugiados fora da Síria. No verso desta carta que recebi, dizem ser cerca de 800.000 o número de crianças a necessitar de apoio urgente. Mas dizem que são cerca de 4 milhões o número de pessoas carenciadas na região. A Unicef sugere vários tipos de donativos consoante se queira permitir a compra de biscoitos de alto teor protaico, vacinas contra o sarampo, kit de tratamento de água ou tendas para acolher escolas ou centros de saúde. Vivem-se, por todo o Globo, situações de pobreza extrema e até de miséria. A banalidade do horror, que as televisões gostam de transmitir, como que nos deixam indiferentes a esta horrível realidade. A Europa viveu no século passado duas Guerras Mundiais. Mas, pior do que isso, conheceu o Holocausto de um povo. O Judeu. Hoje, o extermínio não se processa em câmaras de gás. Processa-se em câmara lenta. 
Recentemente a ONU congratolou-se com a saída da pobreza de algumas centenas de milhões de pessoas. Esquecem-se de que outros milhões cairam nela. Uma simples troca de lugares. Choca-me saber destas realidade cruéis! Não é de agora que isto acontece.  A novidade será de que não faltará muito tempo para vermos surgir um campo de refugiados em algum país europeu. Na rica e grandiosa Europa...

2 comentários:

  1. Sim, é chocante. Somos tão impotentes. Vou contribuir com um pequeno donativo. Espero que a Unicef consiga chegar aos mais necessitados da Sìria.
    E sim, não faltará muito para que a Unicef peça para as crianças europeias...
    Os olhos daquela menina...

    ResponderEliminar
  2. de facto todos e sem excepcão deveriam se envolver e em todos os aspectos e formas possíveis para ajudar quando se trata de causas humanitárias, mas também é preciso que todas as ajudas dadas sejam canalizadas para o efeito devido, de forma a que os necessitados sejam abrangidos pela ajuda prestada na totalidade, e seria bom que as pessoas influentes de todas as sociedades se envolvessem para fazer face aos desafios que os países desafortunados enfrentam, se esse for o propósito verdadeiro daqueles que dizem lutar contra a erradicação da pobreza no mundo...

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.