segunda-feira, 6 de maio de 2013

O caminho marítimo para Veneza

 
Não foi numa barca, nem numa caravela, nem tão pouco numa nau que Joana Vasconcelos se fez ao mar. Deu vida a um cacilheiro, "ressuscitou-o", inutilizado que estava no Tejo. A artista-navegadora-exploradora conseguiu transformar o Trafaria Praia no pavilhão flutuante de Portugal na Bienal de Veneza.
Foi muito bonito ver a partida de tão grandiosa «expedição».
O Trafaria Praia já vai a caminho de Itália.
Quem dera sermos contemporâneos, testemunhas ou mesmo autores duma segunda expansão portuguesa, após 700 anos desde que os portugueses conquistaram Ceuta em 1415.
Precisamos de um D. João I que saiba liderar e tenha ambição para Portugal, porque navegadores, empreendedores e sonhadores como Joana (ainda) há muitos!
Parabéns, Joana Vasconcelos!


P.S.- Uma segunda expansão liderada por mulheres!!!

(carta publicada no DN, 8-5-2013)
 


5 comentários:

  1. Andar na crista da onda tem dado resultado a muita gente, mas tem, no seu conjunto, afundado o país. Somos o que somos e não há volta a dar.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do sonho.
    É com utopias que se cavalga até à realidade das coisas.
    Sem tais sonhos-utopias ainda estávamos numa vulgar caverna à espera de um qualquer amanhecer.
    Parabéns ao autor(a)de 'O Caminho marítimo para Veneza'.
    José Amaral

    ResponderEliminar
  3. Dizem que:

    - o dinheiro "nosso" que é dado a Joana Vasconcelos, - já havia acontecido em Versailhes - é demasiado/excessivo, e em França o nosso Governo teria muito mais agentes culturais por onde melhor distribuir esse mesmo dinheiro!!!!!

    Fica o que em França se diz!!!!!!!!!

    And not only!!!!!

    ResponderEliminar
  4. É preciso dar o nome aos bois e acabar com as modas e os oportunismos e isso, que é difícil, é lutar contra a corrente. Esta Joana deve ter o complexo da grandeza e os que a apoiam revêem-se nela. Estas esculturas, com nada de artístico e muito de artesanal, pois acabam por ser trabalho de operários, não traz nada de novo nem de arte. É apenas representar objectos comuns em forma gigante. É altura de se abrir os olhos e ver quem é que se anda a amanhar com este estardalhaço. Parabéns ao comentarista que me antecedeu.

    ResponderEliminar
  5. ...e assim se torna Joana Vasconcelos na "artista oficial do reino". Sintomática é a resposta mais do que vaga dada pela artista ao inquérito que o "Público" fez sobre o que achariam ser necessário para mudar a democracia em Portugal. A resposta da artista foi a mais curta e vaga de todas. Porquê?

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.