quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Futebol hoje! E em Ditadura

Começando por referir que sou um anormal e não gosto de Futebol, tudo o que a seguir escreva deverá ser suspeito, no mínimo, mesmo assim, seja!.

Durante o tempo de Ditadura neste País, muito se falou dos 3 FFF´s, Futebol, Fátima e Fado, como sendo 3 situações que foram muito fomentadas por Salazar para fazer com que as pessoas entretidas  - alienadas ! - com estes acontecimentos, se deixassem de politiquices e de pensar na pobreza, liberdade  e falta de qualidade de vida, e em outras "banalidades".

Hoje, em democracia, num tempo em que estamos a empobrecer dramaticamente, em que o desemprego disparou e não se sabe se algum dia terá retrocesso, em que os reformados parece que vão deixar de o ser - por acabarem as reformas/pensões -  , em que o País está em aflição , num sábado com um jogo entre dois grandes clubes de Futebol deste País, o País fica "entretido e alienado" com o dito Futebol.

 Será espantoso, ou visto por um anormal, será , antes, muito normal até como forma e de abstracção de uma realidade que a todos tanta afecta?

Será que o futebol continua a fazer esquecer pelo menos durante 24 horas  - antes, durante e depois - as agruras da vida. será que Fátima num mês de Maio de 2013, faz com que as Pessoas se entreguem a não pensar no resto, conseguindo projectar os seus anseios numa crença, por tantos já não assumida , mas pelos vistos vivida.

E o Fanfo, que há poucos anos  em Democracia foi e é considerado Património Imaterial da Humanidade ainda terá algum significado intrínseco nos portugueses? Quanto a este, como canção, de facto não parece ter grande representatividade, como saudosismos e tristeza , infelizmente e dado o momento, é uma realidade.

Fátima pelo que se prevê ser o dia 13 desde Maio, é um facto incontornável, mais que não seja na procura de "algo" que não é possível encontrar nos seres humanos. A verdade, o respeito, a credulidade!

E o Futebol? Será que aliena! Faz esquecer! Faz parecer que afinal existem mais "coisas" para além da Crise? Será uma forma de berrar, de gritar, de insultar, de se empolgarem tantos dado não estar a não resultar no resto. Na politica, na luta justa e não agressiva contra a falta cada vez mais significativa de qualidade de vida! E de futuro, neste País, nesta Europa!

Por certo, muito se poderia analisar quanto a estas situações. Claro que não sou a pessoa indicada para o fazer, ainda para mais nunca tendo sido adepto voluntário de nenhum dos 3 FFF´s, execpto até poder dizer que não, do religioso. Dos outros nunca, nbem hoje.

Mas se for possível canalizar energias, vontades e empenho deste "F" de futebol para ajudar a resolver em liberdade tantas das nossas crises, talvez todos venhamos a bem mais conseguir melhorar a nossa qualidade de vida! O nosso Futuro!

 

Augusto Küttner de Magalhães

Maio de 2013

5 comentários:

  1. Desde Nero que os espectáculos públicos serviram para entreter as multidões. Este pessoal, que de governação correcta e de respeito pelos cidadãos, que lhes pagam, nada os afecta, tem ainda alguma memória desses tempos e procura que o espectáculo se mantenha.

    ResponderEliminar
  2. Neste País de tantas dificuldades eu não consigo compreemder como foi tanta gente à Holanda. Não gosto de futebol, mas nas minhas traseiras há um campo de futebol que tem horas para os pequeninos treinarem. E isso gosto de ouvir os as suas vozinhas e ver os "golos" festejados.

    ResponderEliminar
  3. espanta-me o futebol e espanta-me a irracionalidade à volta do jogo, televisões e comentadores incluídos.

    ResponderEliminar
  4. Deveríamos ter opinião idêntica para os canais abertos de televisão? Que dizer de programas como aqueles que são oferecidos à população nos horários da tarde? E as telenovelas? A ignorância sim, é factor de alienação, o futebol... talvez, depende do putativo alienado.

    ResponderEliminar
  5. E os telejornais????????de quase duas horas!!!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.