terça-feira, 28 de maio de 2013

Os palhaços e os filhos da p...

Ramada Curto foi um advogado e jornalista bastante popular do meio teatral e jornalístico lisboeta da primeira metade do século XX, tendo intervindo nalguns dos processos-crime mais célebres do seu tempo.

Uma das suas histórias judiciais que ficou célebre teve haver com a defesa de um arguido acusado de chamar “filho da p…” ao ofendido, expressão que, na altura, era considerada altamente ofensiva. Nas suas alegações, Ramada Curto começou por chamar a atenção do juiz para o facto de, muitas vezes, se utilizar essa expressão em termos elogiosos (“Ganda filho da p…, é o melhor de todos”) ou carinhosos (“Dá cá um abraço, meu grande filho da p…!”), tendo concluído as suas alegações da seguinte forma: «E até aposto que, neste momento, V.Ex.ª está a pensar o seguinte: “olhem lá do que este filho da p… não se havia de ter lembrado só para safar o seu cliente!...”».

Chegada a hora de sentença, o juiz vira-se para o réu e diz: «o senhor vai absolvido mas bem pode agradecer ao filho da p… do seu advogado».

Isto vem a propósito de recente afirmação de Miguel Sousa Tavares, que fez a capa do jornal Negócios, de que nós já teríamos um palhaço que se chamava Cavaco Silva. O que tu foste dizer?!... Em Portugal os nossos políticos são todos muitos susceptíveis e o povo muito reverente. Em Portugal, um político pode arruinar uma autarquia ou um país, enriquecer os amigos e a família e lançar o povo na miséria, destruir lares, famílias e vidas, que não lhe acontece nada. Mas, se alguém chama "palhaço" a um político, tem logo o procurador e a polícia à perna.

Eu até compreendo que certos políticos não gostem que lhes chamem "palhaços", porque, efectivamente, os únicos e verdadeiros palhaços nesta história não são os eleitos mas quem os elegeu. Com efeito, por muito que nos custe reconhecer, os palhaços somos nós, o povo eleitor, que, durante os últimos vinte anos, temos eleito e sido governados pelos ofendidos da história de Ramada Curto.

Santana-Maia Leonardo

2 comentários:

  1. Neste momento de indecisão sobre o presente e o futuro de Portugal, todos os gritos de revolta devem ser compreendidos porque são justificados. As pessoas perdem a serenidade que deviam ter numa sociedade democrática, justa e honesta. Só que esta em que estamos implantados não o é. Por isso, temos de compreender e achar naturais certas expressões de linguagem que parecem ultrapassar o razoável. Quantos portugueses, traídos por uma camada política que nos vem sugando há dezenas de anos, quereriam gritar alto e até de forma ostensiva chamar-lhes uma catreva de nomes pouco elogiosos. Manda a serenidade que não o façamos, porque depois estaremos a contas com a justiça que, através das suas leis, protege os responsáveis pela desgraça e os iliba dos seus crimes. A Sousa Tavares, pessoa que não estimo particularmente, o seu estado emocional falou mais alto e agora tem de voltar atrás e desculpar-se, porque o medo entra em acção. Nada a fazer, porque, lá muito no fundo, a covardia é um tempero social. Os heróis são trucidados e depois passam a vítimas em breve esquecidas. Só uma verdade persiste: o país está a fundar-se e não há salva-vidas em número suficiente para os passageiros e tripulação e o comandante não se apercebe da tragédia.

    ResponderEliminar
  2. grande artigo, Santana-Maia Leonardo. conhecia essa história, mas não imaginava que tivesse raízes na 1ª república e em Ramada Curto. a questão, neste diferendo, reside também nos nomes que se chamam nas entrelinhas, bem piores do que palhaço. aliás, não vejo como pode ser tão insultuosa a palavra.

    um abraço,

    josé ricardo

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.