quinta-feira, 9 de maio de 2013

Quatro «velhas» ideias

Caros concidadãos de infortúnio, tal como eu, muitas das vezes temos o que verdadeiramente merecemos, pois não fazemos tudo ao nosso alcance para inverter muitas situações que achamos verdadeiramente injustas e degradantes.
Assim, de entre muitas centenas de e-mails trocados entre muitos amigos e conhecidos,
aqui vos deixo o conteúdo de um deles com quatro pensamentos, que muitos de vocês poderão achar serem ‘velhas ideias’, mas que são de uma actualidade infelizmente consentida:
‘uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém’, ou o oposto: ‘ninguém for tão pobre que tenha de se vender a alguém’ (Jean-Jacques Rousseau);
‘a verdadeira compaixão é mais do que atirar uma moeda a um pedinte. É ver que o edifício que produz pedintes precisa de reestruturação’ (Martin Luther King);
‘o preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior’ (Platão); ‘entre um governo que faz o mal e o povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa’ (Victor Hugo).
Portanto, temos todas as ferramentas necessárias para invertermos todos os males que nos afligem, não consentindo que outrem faça o que só a nos compete.
Junta-te, participa e corta/mos as amarras que te/nos tolhem.
José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.