quarta-feira, 19 de junho de 2013

Glória a Mandiba!

 
Mandiba, afectuoso nome dado pelo seu clã e compatriotas sul-africanos a Nelson Rolihlahla Mandela, advogado, ex-mentor rebelde vitorioso e ex-Presidente da África do Sul de 1994-1999, considerado o líder mais importante da África Negra, vencedor do Prémio Nobel da Paz. Hospitalizado em estado grave, sua filha Zenani (com quatro irmãos) disse à imprensa :« Ele está muito bem!». Graça Machel, sua esposa, declarou: “Nossa gratidão é difícil de expressar. Mas o Amor e a Paz que sentimos dá mais sentido a esta simples palavra, obrigada!” e “Mandiba, disse um dia:” O que conta na vida, não é o quanto se viveu, mas a diferença que fizemos para a vida dos outros” Notável. “As pessoas são e estão nos dias que fazem” disse o Pe. António Vieira. Desde Dezembro do p.p., é a sua quarta hospitalização. Problemas pulmonares recorrentes duma tuberculose apanhada na tenebrosa prisão de Robben Island, cujo carcereiro fez amizade com o Herói! Fará 95 anos de idade em 18 de Julho. Milhões de pessoas de todo o Mundo, acompanham-no dando energias à periclitante situação de saúde do primeiro Presidente Negro eleito na África do Sul, em eleições democráticas de 1984. É comparável a nível nacional aos obreiros da I e II Repúblicas (25 de Abril), Suu Kyi, Lenine, Ghandi, Mao, Helen Keller, Martin Luter King, Lincoln, Madame Curie e tantos, tantas mais... Qualquer que seja o desfecho, que deixou lastro, Rasto e Amor, jamais morrerá e viverá em Glória Eterna!!
 
Vítor Colaço Santos

1 comentário:

  1. Martin Luter King é um dos mais brilhantes líderes da História. Exemplo para todos nós. Cabe-nos respeitar e dignificar a sua memória e não deixar que o seu exemplo de luta, trabalho, dedicação, bondade e amor pelo ser humano seja esquecido.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.