domingo, 30 de junho de 2013


Habituar as Pessoas a ouvir e falar! Ao vivo!

Talvez estejamos cada vez menos habituados a ouvir e a falar. Perdeu-se o espaço e o tempo, dado que se permite que a televisão fale e ouça por nós, e toda a comunicação seja telecomandada pela tecnológica que desumaniza as relações entre seres humanos e se lhe sobrepõe.

Temos cada vez menos tempo, ou talvez menos vontade, de ouvir e falar, entre Pessoas e não entre aparelhos. Quase se torna perigoso dizer isto, quando mais de meio mundo circula no Facebook, ou seja filtrado, não face a face ao vivo, e um inquérito diz que só os criminosos, por segurança, não têm página no Facebook.

E nos momentos que estando juntos deveríamos de facto estar, mormente na família – assuma-se o que se achar melhor hoje ser a família – não se “põe a conversa em dia”, deixámos de o querer fazer, e a televisão, fá-lo por nós. Ligado o aparelho, este capitaliza o tempo e o espaço.

E também claro, o computador, o telemóvel, a playstation, e cada um vive em torno do seu individualismo que não é ultrapassável, e torna-se um bloqueio a toda a comunicação frontal, sem aparelhos de permeio.

E os pais não estão ao corrente dos dias dos filhos, estes não desabafam com aqueles e de repente acontece uma qualquer trapalhada e todos ficam admirados por não entenderem, como até nos seus casos, foi possível “aquilo” acontecer.

O ser humano já de si é complicado, complica e faz difícil o que é fácil. Se não houver uma forma aberta de ouvir e falar para descomplicar, o que por vezes é o mais difícil, dado que daria espaço e tempo para resolver casos pequenos dia a dia, quando chegam ao ponto da não resolução, atira-se a culpa para as Crises e pronto. Nunca a culpa é nossa, nunca assumimos que deveríamos até nós, também ter sido bem diferentes

Torna-se indispensável – ou não! – de livre iniciativa, sem obrigações demasiado “obrigatórias, as famílias terem um tempo que vai de 10 a 100 minutos para tomar uma refeição ao vivo frente a frente, sem televisões, computadores, telemóveis e playstation. Para colocarem a conversa em dia. Para estarem de facto ”juntos”!

Claro que as primeiras refeições nestas circunstâncias nem 5 minutos devem durar, uma vez que ninguém estará preparado para estar a falar e ouvir sem ter algo que foca a atenção de todos, e desvia de todos a centralidade e a presença humana.

Mas talvez com insistência seja conseguível. Talvez todos venhamos em pequenos círculos a beneficiar. Talvez o tal individualismo que a todos nos invade se vá esbatendo. E claro que antes e depois, no trabalho e em lazer, haverá tempo e até necessidade para toda a nova tecnologia que tanto jeito nos dá, mas que nos está a transformar em escravos dessa mesma tecnologia, quando a bem de todos que não da tecnologia - antes, de quem a controla - deveria ser exatamente o inverso. Talvez seja de ir tentando já hoje, jantar de televisão desligado e computador, e playstation, e telemóvel. No fim liga-se tudo!

Augusto Küttner

1 comentário:

  1. Na minha cozinha não existe televisão. Na minha cozinha que tem uma copa generosa tomamos todas as refeições da semana. Só ao domingo almoçamos e jantámos na sala. Com televisão. Estes almoços e jantares ao domingo nada tem a ver com os da semana. A televisão leva a minha família para longe e eu fico ali sozinho a mastigar o assado. Durante a semana até pode haver dias que nada tenhamos para dizer uns aos outros mas o facto é que sempre se vai falando. De qualquer coisa. Banal ou não. Já pensei em gravar só com som duas refeições distantes para ouvir a diferença. Vamos mudar de casa, e já fui avisando que por irmos ter de fazer as refeições todas na sala para não pensarem que a TV estará ligada. Nem pensar!...E concordaram.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.