quarta-feira, 10 de julho de 2013

Efeméride



Foi no dia 10 de Julho de 1902, faz hoje precisamente 111 anos, que foi inaugurado o Elevador de Santa Justa, (neste dia a cidade de Lisboa para além do mau tempo que se verificou, esteve em festa), também conhecido pelo Elevador do Carmo, localiza-se na capital, cujas obras, tiveram inicio em 1898, tendo na época sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo de Lisboa. Liga a rua Áurea e a rua do Carmo ao largo do Carmo, que fica paredes meias com o convento, onde se encontra o Quartel do Carmo, pertencente à Guarda Nacional Republicana, que teve papel muito importante aquando do 25 de Abril de 1974 e por ter sido escolhido pelo profº. Marcelo Caetano, para ali se refugiar da revolução, acabando este largo por ser palco principal da revolução, como local da rendição do Estado Novo, perante os militares do MFA.
Pertencendo o projecto da construção na viragem do século IX para o século XX, em estilo neogótico de autoria do português, engenheiro Raoul Mesnier do Ponsard, o homem que para além  de ter construído este elevador construí outros espalhados pelo país.    Contudo contraia a afirmação popular, que não está comprovado a ligação deste engenheiro a Gustave Eiffel.
Este elevador tem uma altura de 45 metro, construído todo em ferro.


Mário da Silva Jesus

(Efeméride baseada na entrevista concedida à TVI, em 15/06/13, pela neta do seu construtor, Senhora D. Branca Castanheira de 101 anos)

4 comentários:

  1. Toda a tecnologia, se o termo é adequado para a época, tal como o ponte do Porto, é das oficinas de Gustavo Eiffel. Naturalmente que os engenheiros que acompanharam e dirigiram a obra eram franceses. Vejamos o nome do engenheiro ligado à construção deste elevador do Carmo.

    ResponderEliminar
  2. E é convieniente preservarmos a História e lemramos a Memoria!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Uma joia da arquitetura do ferro.
    Joia a preservar, como as pontes do Porto, o Mercado Ferreira Borges ( Porto ).
    Já basta terem destruído o Palácio e Cristal.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.