quinta-feira, 11 de julho de 2013

Este País está uma tristeza!

A tristeza que atravessa este Pais está a ficar demasiado contagiante. Toda a gente anda , justificadamente, a perder esperança no futuro próximo, quanto mais no longínquo. E nada de nada se vislumbra que possa vir a melhorar.

Se recuarmos ao tempo do antes 25 de Abril, tínhamos uma censura feroz que não nos deixava ler, dizer, o que quer que fosse que não o que os manuais do regime estipulavam. Os tempos eram complicados, difíceis, e andávamos todos calados, para não "ir dentro".

Entretanto, e ainda bem, veio a liberdade que nos permite tudo a todos e a todo o momento dizer, ler, ver.

E não conseguimos "agarrar" algo pelo meio. Ou seja, não temos, não queremos, não precisamos de modo algum de qualquer censura, mas talvez precisássemos, todos, a começar pelos de cima e a acabar nos de debaixo, e claro com fortíssima incidência  nos média, de muito mais bom senso. Entramos num tempo que vale tudo dizer, de todos mal dizer, e lançar noticias deprimentes a cada segundo que passa. O que faz com que nada de nada seja aprofundado, o que cria uma mediatização exagerada e assoberbada de tudo e de nada, e o que é importante, necessário e conveniente, nunca é devidamente debatido. Ficam todos as desviar-se do importante agarrando a mesquinhices!

Todos os que têm entrada "de cima" a criar espuma noticiosa, fazem-no, os média aproveitam. E o que parece ser liberdade, entrou em  autentica libertinagem.

E como há demasiada incapacidade por quem capacidade deveria ter para ajudar a resolver tantas destas difíceis situações, ou no mínimo ideias dar para melhor se ficar, fica a explorar até ao limite, tudo o que de mais deprimente acontece e sem esperança no amanhã. É o segundo a segundo, da nossa vivencia.

E a tristeza está na mente, no rosto, no semblante, de quase todos. Há uma desesperança que não vai dar nada de positivo. E se não houver competência, dignidade, de mudar de atitude e comportamentos, vamos tendo o entristecimento deste País até mais não ser possível. E ninguém vai escapar, nem os que estão na politica, nem nas noticias, nem noutro qualquer lugar, a não ser que se instalam em bunkers! Já!

E ainda estamos nos 40 mais ricos países do mundo. Pense-se na desgraça de quase todos os países de África, e de tantas zonas da Asia (até no interior da China, da India, sem falar na Coreia..etc....) Mas já vivemos melhor. Já vivemos com dinheiro com que não podíamos ter vivido. Mas fizemo-lo. Culpados haveria muitos, mas parece nenhum haver, e todos se auto excluem de qualquer possibilidade de culpa.

E estamos no declínio. Claro que se não criarmos riqueza, não fizermos crescer a economia ou não encontrarmos petróleo, vamos mal, vamos para pior. Petróleo não vai ser fácil. Evidente. Mas criar riqueza, fazer crescer a economia, a agricultura, as pescas, o mar, as novas tecnologias,  não é totalmente impossível. Vivendo dentro do que podemos s viver, mas  sem ser "neste!" sufoco!

 E haver nos que "estão lá" para nos Governar(!), e outros para se lhes opor(!) muito mais cuidado em tudo o que fazem, dizem e como o fazem e dizem, é tao, tao necessário. Não está a acontecer. Em ninguém. Ninguém. Todos se estão a portar indevidamente! Todos!

E os nossos meios de comunicação social não têm que ter qualquer censura, antes pelo contrário deveriam conseguir perceber que são responsáveis e capazes "ao momentum" sabendo muito bem, o que é noticia, o que é informação, o que não é, e nada escondendo, antes pelo contrario.  Mas não serem mesmo que involuntariamente ainda mais desestabilizadores  e incentivadores a uma maior estado de tristeza.

Estamos mal, temos hipótese de melhorar se todos mudarmos e muito! De mentalidades, comportamentos, atitudes, contenção para uma melhoria de situação!

 Mas a mudança tem que começar e já, por quem tem mais visibilidade, mais responsabilidade, mais facilidade em noticiar, para todos como tal a assumirem...ou isto rebenta!

 

Augusto Küttner de Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.