domingo, 14 de julho de 2013

Eu só gostava de entender, porquê...





…Como é possível este país na situação de completa falência económica, poder continuar a sustentar e a suportar encargos financeiros com as 230 “alminhas” que se sentam comodamente no hemiciclo da Assembleia da Republica, que pouco ou mesmo nada produzem para o bem da economia de Portugal? Será que não temos deputados a mais, para a dimensão do país e para a crise que no momento estamos a atravessar?
                                                                                                    *
…Pois é, como cidadão sou diariamente confrontado com as constantes notícias em toda a imprensa, tanto falada como escrita, que o Governo quer “eliminar” dos seus quadros, não sei quantos milhares de funcionários públicos; e no meio destes cortes, estão igualmente a serem alvos a classe dos enfermeiros…
…No SNS, os cortes para a saúde, estão a ser devastadores, em todas as áreas...assim a saúde está cada mais doente…pudera.
…Na educação, as verbas escasseiam…assim, como pode haver bom ensino?
…Nos tribunais e nas alfândegas os funcionários têm (parece incrível, mas é verdade), de poupar até no papel, para não falar noutras poupanças que são forçados a fazer…
                                                                                                   *     
Enfim o lema deste governo é este, “cortar…cortar...cortar”…
                                                                                 *
…Mas em contrapartida…os ministros incluindo o PR, e altas patentes militares, entre outras individualidades, não se privam de utilizarem as viaturas do Estado para as suas deslocações e até têm direito a motorista. Mais recentemente isso verificou-se numa excursão que o governo organizou até Alcobaça, (fazendo lembrar aquelas excursões "domingueiras" realizadas pelas colectividades do nosso bairro), que até deu para se deliciarem com a tradicional "ginjinha" do local...
                                                                                         *
…Que, nas próximas legislativas (aliás sempre receberam), cada partido irá receber, 3,15 euros por cada voto individual, nos quatro anos da próxima legislatura as várias forças partidárias vão receber do estado uma verba global de mais 70 milhões. Montante que se destina às despesas correntes, a que acrescem as subvenções às campanhas e verbas para os grupos parlamentares. Assim, quando votar num partido (o meu voto é branco), estará a dar-lhe não só a sua confiança política, mas também 3,15 euros, é o montante que valerá cada voto individual no escrutínio para a Assembleia da República, a multiplicar pelos quatro anos de legislatura, dado que a subvenção do estado é atribuída anualmente: no total terá a contribuir com 12,60 euros para os cofres partidários.
                                                                            *
….Que nós somos tão maltratados pelos políticos…e só nas campanhas eleitorais, na caça ao nosso voto, é que eles, políticos, se lembram de nós e nos dão tantos abraços e beijinhos e prometem tudo?.

Mário da Silva Jesus




Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.