sexta-feira, 26 de julho de 2013

Exausto, esgotado, exaurido...

 
Isto de se ter pertencido à CEE e agora à moeda única e estarmos inseridos na globalização e termos de cumprir uma regras ditadas por uns que nunca cá viveram, está a deixarmos exaustos.
Depois também os modelos de “desenvolvimento” que uns nossos governos têm vindo a adoptar arruinando as indústrias, fechando-nos o “mar” e debilitando as pescas e arrumando os barcos, fragilizando a nossa agricultura desertificando muitas aldeias, estes modelos estão esgotados.
E com estas opções de governação os portugueses estão exauridos.
Claro que muitas das escolhas dos portugueses foram com votos entusiasmados que acreditaram nas patranhas que iam sendo divulgadas: a propaganda de que não haveria, há ou haverá alternativas - porque temos de acompanhar a Europa - são agora marteladas todos os dias abafando algumas vozes sérias e preocupadas que apontam outros caminhos. 
Estamos cansados de fazer sacrifícios. Estamos cansados das angústias de pais sem emprego, de crianças com fome, de jovens sem futuro. Estamos cansados das troikas e não sei quem mais que é recebido com veneração quando são espezinhadas as propostas contrárias que vão aparecendo. Porque não experimentam algumas dessas propostas? Mas, depois, ouvimos falar em milhões para bancos, em dívidas e juros também aos milhões (quem fez dívidas não devia ir para a cadeia?), ah! e também se fala de “compra” de jogadores por milhões (comprar seres humanos não era no tempo da escravatura?).
Temos de encontrar o verdadeiro caminho para Portugal e, como disse o Poeta Ary dos Santos: “Levanta-te meu povo…  pois quando o povo acorda é sempre cedo”.
 
Maria Clotilde Moreira
(Jornal da Costa do Sol, 24-7-2013)

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.