segunda-feira, 29 de julho de 2013

Relembrar a memória de um grande actor



Nunca será demais relembrar a memória de António Jorge Peres Feio, que nasceu em Lourenço Marques, 6 de Dezembro de 1954 e faleceu em Lisboa, a 29 de Julho de 2010, faz hoje precisamente três anos, que o vimos partir, um dos maiores talentos do teatro. Grande actor e encenador português. Estreou-se aos onze anos no teatro, com a peça de Miguel Torga, O Mar, dirigida por Carlos Avilez, no Teatro Experimental de Cascais. Começa cedo a aparecer na televisão e no cinema, participando em folhetins na rádio e campanha publicitárias. Ao longo da sua carreira, para além do teatro, fez televisão, cinema e rádio, traduções e muitas dobragens. Mantinha-se na rádio com uma crónica humorística na TSF.
Um dos maiores êxitos, para além do teatro foi a televisão, que mais o popularizou em pareceria com outro grande actor José Pedro Gomes, na “Conversa da Treta”.
Enumerar as diversas companhias de teatro que fez parte ao longo da sua carreira não é tarefa fácil.
 Em 27 de Março de 2010, foi condecorado pelo Presidente da República, com o grau honorífico de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros!!. 
"Não deixem nada por fazer, nem nada por dizer..."

 Frases deixadas por António Feio, que podemos muito bem reflectir um pouco


Mário da Silva Jesus  



1 comentário:

  1. Grande actor - recordo aqui as suas respostas a um questionário para a revista "Grande Reportagem" de 24 de dezembro de 2005 - "A maior alegria que me podiam dar era que Portugal fosse um país a sério".

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=186183584890532&set=p.186183584890532&type=1&theater

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.