terça-feira, 27 de agosto de 2013

As qualidades de António Borges



Muito se tem escrito e dito sobre o economista António Borges.
Não o conheci pessoalmente, tão somente o que me foi dado ver na TV...
O que me interessa saber de António Borges é o que se diz dele agora que deixou «este mundo». As qualidades é o que mais importa reter.
Existe uma tribo de índios no extremo norte do Brasil, os Ianomami, que ingere as cinzas dos seus mortos, acreditando que assim poderão assimilar as qualidades positivas do morto. Mas os Ianomami nunca mais pronunciam o seu nome e a existência do morto é apagada da memória.
Culturalmente não nos podemos comparar, mas há algo que podemos fazer,
numa espécie de «antropofagia» : aprender e aproveitar as qualidades de A.B. para que possamos ser melhores enquanto pessoas e cidadãos: tudo o que fazia era para deixar o nosso país um pouco melhor; procurou, segundo os seus amigos, a excelência, a competência, a coragem, a coerência, a força interior, a humildade, fortes convicções, a luta por seus argumentos e opiniões, aceitando, porém, as "boas posições contrárias"e viveu sem medo e com frontalidade.
Que a vida dos outros nos ensine alguma coisa ... para bem deste país!

(DN, 29-8-2013)
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.