quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Crónicas do meu Verão: A economia míope do Governo



Foi muito interessante hoje o comentário, na SIC, do jornalista José Gomes Ferreira. Primeiro, houve um elogio entusiasta ao Governo e ao crescimento do PIB, neste semestre - até aqui nada de novo e, de facto, é um indicador positivo inverter-se a tendência de crescimento negativo, e o ter-se verificado um aumento das exportações. 
Mas o apresentador do Jornal da SIC, José Bento, fez então uma simples pergunta :
- Então e as pessoas que perderam o emprego ou viram reduzido o seu salário? A resposta de Gomes Ferreira foi que o Estado dará apoios sociais a estas pessoas.
Por outras palavras: o emprego, em si, não é um objectivo, a melhoria do nível de vida das populações não é uma meta. Se aumentarmos as exportações, tudo estará bem, mesmo que tenhamos um absurdo nível de desemprego que ronda, perigosamente, os 17%. 
Pergunto: uma Economia não tem de ser vista na globalidade ? O Bem-estar da população, a existência ou não de emprego, não são objectivos centrais em qualquer Economia ? Sobretudo numa tão pequena e periférica como a nossa. 
Eu bem sei que é maravilhoso empunhar estatísticas como uma bandeira ? Mas ... e as pessoas .... a sua vida ... o seu salário ... o seu emprego ??? São questões menores ???
A Economia, gestão, produção e redistribuição dos recursos, é apenas uma máquina de fazer negócios e de exportar produtos ? 
Era bom que o Governo e os comentadores eufóricos que o defendem, olhassem nem que fosse uma só vez para o seu povo, em vez de continuar a ver , com uma distorção míope, um crescimento que não se traduz em desenvolvimento social e económico dos portugueses. 

Rui Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.