terça-feira, 6 de agosto de 2013

Instalados vs Indignados


Instalados vs Indignados


Temos que encontrar um meio caminho entre os Instalados e os Indignados.

E, a propósito da morte este ano de Stéphane Hessel com uma longa história de vida participativa entre nazis - sofrendo à mão destes - , contra, evidentemente,  e tendo sido um dos redactores da Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas, ficou ainda mais  lembrado, recentemente, pelo pequeno livro vermelho Indignai-vos, manifestando-se neste tempo de capitalismo selvagem e sem regras,  contra o estado a que o Ocidente chegou. Morreu aos 97anos, com tanta vida a ensinar-nos tanto, da própria vida.

E temos instalados, por todo o lado. Instalados em lugares de governação em todo o mundo, instalados em lugares de controlo em bancos locais e mundiais, instalados em locais de poder mais reduzido, como por exemplo , cá, aqueles presidentes de camaras que pelo "de" ou "da" o que querem é permanecer instalados em camaras onde quer que seja, até morrerem!

Assim, está chegado o tempo de conseguir fazer-se uma conjugação entre instalados e indignados  e criar um espaço, neste tempo, de vida com decência, qualidade e algumas certezas e seguranças neste momento de tanto desnorte.

Os Instalados terão que deixar de o ser. Todos, todos! Terão que se desinstalar. Necessitamos de ver gente diferente de preferência jovem, que abrace o poder sem ser unicamente pelo Poder e para lá para sempre ficar "instalado"!

Não são necessários espíritos de missão que nem em outros sitio onde deveriam existir estão a resultar. Mas precisamos de gente boa que lide com a vida com alguma vida, que tenha vida para além do carreirismo politico, bancário e não só,  dos tais instalados de todos nós conhecidos. E que façam obra enquanto estão no espaço de o fazer e saibam desinstalar-se quando o tempo deixar de ser seu, e passar a outras vidas - criando-as, dado as não terem, hoje. Deixando obra e não só más memorias, que no tempo de não lembrar a história - que está a ser este que estamos a viver -  nem boas memorias há para recordar.

Quanto aos Indignados ainda é muito pouco com  todo o respeito por  Stéphane Hessel alemão que viveu e morreu em Paris com grande história de vida, mas que não conseguiu deixar uma indicação mais concreta - também não foi essa a sua humana ideia ! - de vias a seguir, que não estas desoladores que aqui nos estão a aportar. Sem conteúdo, sem programa, sem "vias alternativas"!

Mas deixou Obra, fez Obra e não se instalou. E hoje, não chega andar na rua a dar berros, quando de facto é licita essa vontade, quando todos sentimos que não temos um mínimo de estabilidade, já nem sequer para o dia de amanha, mas, para o fim do dia que hoje ainda dia é.

Esta necessidade imperiosa que os instalados se desinstalem, que o indignados façam mais que só do que só se  Indignar, vai fazer a diferença num tempo melhor que rapidamente deve começar para podermos ter futuro.

E por certo aqui a Ocidente terão que deixar de ter espaço senhores - todos e cada um - como Berlusconi que deveriam ir para férias para longe - ilhas desertas de preferência!!!! -  e  não mais regressar. E haver cuidado de pessoas como a Sra. Merkel em não pensar que ficar instalada no poder na sua Alemanha - agora unificada -  lhe garante sobrevivência politica para todo o sempre, a todo o custo.

E aqueles senhores, tantos, tão(bem)  instalados por Bruxelas a pensar que nos iludem com o seu permanente estar de instalados e sem nada de útil nos fazerem, por nós. Exige-se , já, tudo diferente mas com regras, com ética, com princípios e valores.

Indignar só por indignar , é nada. Mudar depressa, bem e sem instalados será a alternativa.

 E não nos esquecermos de nos ligarmos com os EUA, com uma europa sem hitler´s e com vida.

Augusto Küttner de Magalhães

1 comentário:

  1. precisamos urgentemente, nós os indignados,que nos ponham " feijão macaco " nas calças para nos mexermos, já que os instalados, estes só com fogo poderão ser desinstalados ( mas fogo não quero - sabemos onde deflagra, mas não sabemos onde termina - logo!!!!??? )

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.