quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O racismo está à espreita!


O racismo está à espreita!

Mais um caso a acrescer a dois tão recentes, ao do vice presidente do Senado italiano que comparou a um orangotango a ministra, preta, da Integração, e nos EUA um vigilante branco que matou um adolescente preto e foi ilibado por um júri constituído unicamente por brancos, agora um deputado de centro direita e presidente da Camara Cholet (oeste de França), incomodado com um protesto, talvez desadequado, de algumas dezenas de ciganos, disse e foi gravado por um jornalista: “Parece que Hitler não matou os suficientes”.

Supõe-se que o senhor vai ser alvo de um processo judicial, afastado do partido centrista e talvez proibido de exercer cargos políticos.

Ao que se sabe tem havido problemas em França - que não são de hoje, já vêm de Sarkozy, que só mudou de nome para Hollande, não de políticas consistentes - com acampamentos ciganos, e a extrema-direita francesa, activa uma campanha anti-cigano em força.

Como por certo a memória vai ficando propositadamente apagada, com esta espuma de não acontecimentos e não noticias com que nos bombardeiam, a todo o tempo, a História deixa de ter significado, e só é grave dado que mesmo em épocas diferentes os comportamentos humanos repetem-se. E só para lembrar quem se possa querer ter esquecido, Hitler matou entre 1938 e 1945, 6 milhões de judeus, matou, queimando-os e em simultâneo perto de 500 mil ciganos. Tudo a esquecer? Tudo a poder repetir-se?

Se de facto por vezes alguns grupos de ciganos tentam viver em guetos, o que por si pode criar graves problemas, tudo com e por todos, deve ser feito á a favor de integrar, integrar, juntar, e nunca o inverso. E muito menos excluir, insultando e até recordando tempos tão recentes que se pensava ninguém querer ver repetidos. Parecia não ser querer outro Hitler, na Europa a queimar milhões de Pessoas iguais ao próprio mandante da queima! Uma diferença para ele de raças!!!

E se em Itália a ministra da Integração é preta, é um bom sinal, mas se lá o vice presidente do Senado a compara a um orangotango – por ser preta - é dramático. Mas é Itália, dirão muitos, mas também é Franca, mas também nos EUA, e na Alemanha, há bastantes grupos neonazis.

Talvez esteja chegado o momento enquanto é tempo de se reaprender a História não apagando a Memória, de se ir criando com princípios, uma nova classe política, democrática, mas bem melhor do que a destas ultimas duas décadas, por todo o lado. E em simultâneo os jornalistas, deixarem-se do imediatismo, do que está a dar, da espuma dos acontecimentos e começarem a tratar destes “problemas” que podem ser tão sérios que para além de muitas vidas a assinar e muitas liberdades a acabar, desfaz-se a liberdade de imprensa! E aí já nada a fazer!

Augusto Küttner de Magalhães

3 comentários:

  1. A este propósito escrevi ha 12 anos um artigo intitulado "O Ovo da Serpente" em que identifiquei os responsáveis pela incubação do ovo. Fica awui um extracto publicado há dois anos quando as serpentes começaram a sair do ovo.

    http://amar-abrantes.blogs.sapo.pt/193811.html

    Santana-Maia Leonardo

    ResponderEliminar
  2. A este propósito escrevi ha 12 anos um artigo intitulado "O Ovo da Serpente" em que identifiquei os responsáveis pela incubação do ovo. Fica awui um extracto publicado há dois anos quando as serpentes começaram a sair do ovo.

    http://amar-abrantes.blogs.sapo.pt/193811.html

    Santana-Maia Leonardo

    ResponderEliminar
  3. Convém falar-se abertamente nestas temas, antes que evoluam até ficarem fora de controlo!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.