domingo, 4 de agosto de 2013

Os grafitis corporais

Quando me sento, num quente dia de verão, numa esplanada de praia, fico impressionado com o cada vez maior número de pessoas que permitem que o seu corpo seja usado como um mural de grafiti. Aliás, tenho a certeza de que a maioria delas ficaria indignada se um garoto desenhasse na frontaria das suas casas os desenhos que elas trazem no corpo. Na verdade, no tempo em que tudo é efémero, só as tatuagens perduram.

Nestas alturas, vem-me sempre à lembrança a definição de "aristocrata natural" (por oposição aos "aristocratas de plástico e postiços" que há por aí aos pontapés) do conservador irlandês Edmund Burke: «uma voz permanente, serena mas firme, num oceano de mudança, que simplesmente aguarda o regresso do bom senso e do bom gosto».

A minha avó e a minha mãe nunca precisaram de escrever o nome dos filhos nos braços e nas pernas para terem o seu nome gravado no coração e sacrificarem as suas vidas por eles. E não deixa de ser irónico constatar que, hoje, demasiadas vezes, o único que fica de tão efémeras relações é precisamente o nome do filho ou do amado esquecido num braço ou numa perna como uma lápide num cemitério.

Desde que me conheço usei sempre o mesmo corte de cabelo. Umas vezes estive na moda (quando se usava o cabelo curto), outras vezes estive fora de moda (quando a moda era o cabelo comprido). Isso não significa que o meu cabelo tivesse permanecido sempre na mesma. Apesar do corte ser o mesmo, o cabelo mudou de cor e em quantidade. Ou seja, mudou naturalmente como tudo devia mudar.

Hoje não há ninguém que se queixe da falta de valores. Mas os valores são incompatíveis com as modas. Os valores são perenes; as modas são efémeras. Além disso, os valores nunca são de modas.

Santana-Maia Leonardo

2 comentários:

  1. o grande broblema do nosso tempo é a falta de valores.
    bom!
    se de onde deveriam vir os exemplos...

    na angustia em que se vive a busca desenfreada de compensações, a falta de cultura e de referências o vazio de vida- talvez justifiquem o não justificável.

    ResponderEliminar
  2. De facto estamos com um problemas de valores, näo sei se isso tem, algo a ver com os graffiti´ís corporais, mas os valores estao em falta!!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.