sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Mas, a nossa atitude é mesmo esta?



 Todos nós já ouvimos falar de um livro bem engendrado – 'O Meu Programa de Governo', do bem informado jornalista José Gomes Ferreira.
Nele, ao longo das suas bem escritas e esclarecidas ‘palavras ditas’, como talvez o saudoso Manuel António Pina teria dito, se encerra o que tem sido mau, muito mau, a condução das rédeas do poder, no que toca a bem governar a Nação, sem a nossa mui querida Pátria resvalar para as mãos de estranhos que, de bem, só querem o nosso mal.
Ele – José Gomes Ferreira, indica o que deve ser feito para nosso bem colectivo e glória de Portugal.
De facto, é como Ele diz: ‘o cidadão comum, o contribuinte, o Zé pagante, o eleitor' são uma espécie de accionistas de uma empresa falida, que tem o nome de Portugal.
Também na referida obra, sem ser economista o autor, conta-nos o que um gerente bancário lhe testemunhou: uma jovem empreendedora já com uma sala de cabeleireira a funcionar, tinha-se candidatado a uma das linhas de crédito PME Invest, lançada em 2009, para abrir um salão maior e mais moderno.
As garantias dadas foram poucas, mas o banco ‘mãos largas’ lá acabou por aceitar a candidatura e desbloqueou a primeira tranche na ordem de algumas dezenas de milhar de euros.
Na semana seguinte, numa reunião de acompanhamento do projecto, o referido gerente bancário reparou que o porta-chaves da jovem empresária tinha mudado. Era mais novo e brilhante. Então, Olhando de seguida pela vidraça do banco, viu estacionado na rua um resplandecente carro novinho em folha.
O gerente perguntou-lhe se tinha investido bem o dinheiro, obtendo dela uma resposta afirmativa, dizendo-lhe que já tinha contratado a feitura de obras de ampliação do salão, bem como encomendado equipamento novo e mais funcional.
- Mas também comprou carro novo? Questionou-lhe o gerente!
- Ah…Ssssim…! Retorquiu a práfrentex empreendedora empresária.
- Mas precisava de ser um Mercedes? Inquiriu o gerente.
- Sabe, senhor doutor (para o gerente); esse sempre foi o meu sonho!
Esta verdadeira citação é também a imagem do empresariado e empreendorismo que temos, que não é todo, como é óbvio.
No entanto, esta abordagem espelha bem o povo que somos: andam muitos a enganar outros tantos.
Portanto, no meu modesto entender e sem querer ser mais honesto que alguém que também o é, pergunto: será que não merecemos melhor governação, ou quem a ensinará a ser honesta e a nós também?
E diz o autor do livro: ‘E a História registará que, durante o mandato do Presidente economista Aníbal Cavaco Silva, o país chegou à beira da bancarrota pela terceira vez em Democracia’.

José Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.