quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"Portugal Contemporâneo" de Henrique Raposo.


"Portugal Contemporâneo" de Henrique Raposo.


 

Neste tempo em que vivemos com tantas incertezas e ainda mais inseguranças e com políticos suficientemente "maus e a mais", vários livros têm aparecido a falar sobre Salazar, fazendo comparações  com o tempo democrático do pós - 25 de Abril . Alguns, estando a tentar passar a imagem de um Salazar, ditador, mas brando, seja lá "isso" o que possa poder ser!!!!

Um desses livros é a "História Politicamente Incorrecta de Portugal Contemporâneo (de Salazar a Soares)" de Henrique Raposo.

Não comungo da maioria das ideias/ conclusões  expressas neste livro, mesmo neste tempo de péssimos políticos que estamos a viver, uma vez que se baseia em algumas realidades que se postulam para defender algum branqueamento de algumas intenções de 48 anos, que em tempo de desnorte,  como este em que vivemos , podem ser putativamente admissíveis.

Não concordado, mesmo assim, "História Politicamente Incorrecta de Portugal Contemporâneo (de Salazar a Soares)" de Henrique Raposo,  é um livro interessante a ser lido, com base no que o autor refere, como introdução:

 - " Se a primeira metade do seculo XX foi cunhada pela ambiguidade de Salazar, a segunda foi marcada pela ambiguidade de Mário Soares".

E assim, neste tempo em  que tudo é excessivamente mediatizado, sem vontade e/ou capacidade de escolher bem factos, acontecimentos, realidades, em que não nos queremos focar na nossa História, até na mais recente, é útil - cada vez mais - começarmos a deixar de nos encantar com a espuma da noticia de hoje, que morre amanhã, para amanhã aparecer outra que é abafada por outra no dia seguinte, e assim sucessivamente!

É muito, muito pouco, ou até nada! Logo, temos que aprender com o antes, e saber que existiu um "antes"!

Torna-se indispensável saber (re)ler a História - cada um faz um pouco à sua maneira, mas há factos e factos! - , com Memoria.  Aprendendo ou reaprendendo este País, contextualizando-nos, com passado e presente num tempo e mundo global, para conseguirmos saber encontrar  em democracia - não em ditadura, se bem que a democracia de hoje, esteja muito "perdida" - vias sociais, civis e humanas bem melhores e capazes, com pessoas competentes ,  que as actuais, com muito mais consistência e um futuro mais promissor.

Ler este recente Livro de Henrique Raposo, "História Politicamente Incorrecta de Portugal Contemporâneo (de Salazar a Soares)" de Henrique Raposo ajuda a fazer pensar em politica de verdade e não "isto" que estamos a achar ser política, com História, de forma real, melhor do que estamos habituados, essencialmente nestes últimos 20 anos.

Ajuda a refletir mais e melhor, mesmo não tendo evidentemente que estar de acordo, nem na mesma onda, devemos ler este livro de Henrique Raposo, para não ler só o que nos impingem a ler e seja, supostamente politicamente correcto. Quando só lemos a espuma dos acontecimentos que nos impingem diariamente lemos mesmo muito pouco....e ficamos mal aconselhados!

 

Augusto Küttner

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.