terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fia-te na virgem e não corras!


Não paro de me surpreender com a incúria e até desfaçatez como certos concidadãos deixam ao acaso tudo que se prende com a preservação da sua própria vida e a do seu semelhante, às vezes invocando o santo nome de deus em vão com a seguinte expressão: seja o que deus quiser.

É o caso mais recente havido com o naufrágio da embarcação Jesus dos Navegantes à entrada da barra da Figueira da Foz, no qual pereceram quatro tripulantes, que andavam na faina da pesca, a cujas famílias apresento os meus sentidos pêsames.

É que, segundo foi apurado pelas autoridades competentes, houve (novamente) mais um gritante desleixo laboral, em que os referidos pescadores não usavam coletes de salvação e que pelo menos dois dos náufragos não sabiam nadar.

Já, há tempos, noutro idêntico naufrágio, tinha ‘denunciado’ o não uso do salvador colete, pelo que até tinha feito alusão por comparação a quem faz sexo ‘seguro’ sem usar preservativo, ou até o uso de um terço no espelho retrovisor do automóvel, a fim de se evitarem desastres rodoviários, para que as vítimas de alguns ‘crentes’ condutores não pensem no slogan ‘fia-te na virgem e não corras’, como se tal protecção os protegesse de tanta incúria colectiva.

José Amaral

 

2 comentários:

  1. O trabalho artesanal está cada vez mais depreciado e não merece de muitos de nós, e sobretudo de quem comanda o barco da nação, a tenção que devia merecer. No caso em apreço, estes homens morreram para ter pão nas mesas da família (mulher e filhos) e peixe na nossa mesa. Muitas vezes o espaço é pouco para ter todos os apetrechos necessários para salvar vidas, por isso, vão para a faina um pouco à sorte. Eu dói-me toda esta tragédia, que já faz parte do dia a dia dos pescadores, mas nada posso fazer para remediar o sucedido, mas podemos todos alertar os responsáveis para que melhorem e apoiem as condições em que é exercida a sua faina. Apresento os meus respeitosos sentidos pêsames às famílias.

    ResponderEliminar
  2. Achei piada ao titulo...sem maldade, e ainda bem - se com respeito próprio - , ser Virgem , hoje já não é uma virtude....

    Abraço

    Augusto

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.