sábado, 19 de outubro de 2013

Total insegurança nas ruas deste País.


Total insegurança nas ruas deste País.

De forma alguma se pretende viver num Estado Policial, nem Policiado – muito menos militarizado! - , mas também não será conveniente o inverso. Mas é o que nos está a acontecer.

Seja por avaria de viaturas das polícias, seja por falta de combustível ou por quaisquer outras razões, do exagero de há poucos anos, em que em algumas localidades sequencialmente passava uma viatura da PSP, outra da GNR, outra da Polícia Marítima e mais uma nas cidades onde há, da Polícia Municipal, hoje nada de nada, nem uma!

E a insegurança diurna e nocturna está instalada. E admira mais crimes não estarem a acontecer. A sensação de que se algo acontecer, que não devesse suceder por haver polícia de proximidade ou a chegar rápido não seria possível, é hoje uma realidade.

E num tempo de tantas incertezas, inseguranças e descontentamentos chegar-se a este ponto, é demasiado grave. Para além de que, para ajudar, antes de ser dia e haver boa visibilidade a iluminação pública é desligada, em tanto sítio.

Quanto a iluminação pública já deveria ter sido pensada uma forma de iluminarem parcialmente as nossas cidades e localidades, poupando em algumas, exageros onde de noite parece dia, e de repente tudo fica às escuras.

Voltando ao policiamento – em falta! Se não é possível haver em permanência viaturas a circular – se é que é, a mais efectiva forma de policiar! - escolham locais rotativos onde estacionam viaturas e estejam policias aí sediados próximos dos cidadãos. Antes prevenir que depois, nem resolver.

Para além da insegurança de todos os que vivemos neste nosso País, os turistas – de que tanto necessitamos - são alvo fácil destas inseguranças, de assaltos e não voltam. Para além da degradação a que está a chegar tudo que é de visita turística!

Governar de gabinete de facto será confortável, mas não resulta. Andar no meio das realidades e sentir as vidas e os seus problemas, seria mais necessário e adequado.

E se para haver policiamento de proximidade é necessário que quem ocupa cargos públicos e políticos deixe de ter “viatura oficial” ou seja, paga pelos nossos impostos, com motorista e com muitos seguranças, faça-se. Deixem de ter, circulem nas próprias! Mas não se deve em todos os aspectos e até neste – insegurança de todos nós - afundar mais, a cada dia que passa, este desgraçado País.

As Forças Armadas terão que ser redimensionadas ao País real e as forças de segurança aumentarem, ou funcionarem melhor!

E o desrespeito às normas de trânsito é espectacular: tudo guia a falar ao telemóvel, ninguém respeita peões nas passadeiras, estaciona-se em todo o lado. É uma balda autêntica!

Chegados ao declínio total, será muito mais difícil recuperar de tantas, tantas Crises, que não só a financeira e económica, mas de cidadania, respeito, educação, segurança, Futuro!

Augusto Küttner de Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.