sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Banksy

Terminou a residência artística de Banksy nas ruas de Nova Iorque (para ver clica aqui). Ao longo do mês de Outubro o anónimo artista de rua foi realizando obras um pouco por toda a cidade causando considerável burburinho nos meios de comunicação de massas ocidentais.
Banksy é o maior fenómeno da chamada street art e vai-se tornando numa autêntica lenda urbana. Manter a sua identidade secreta faz dele uma espécie de super-herói, como os da banda desenhada. Tal como o Batman ou o Homem-aranha, Banksy está a ser colocado num pedestal na imensa sala do museu da cultura Pop dedicada aos heróis extraordinários. O facto de se tratar de um artista de rua é sintomático. A sua principal qualidade é a de ter devolvido ao discurso artístico a capacidade de veicular narrativas universais (no universo dos meios urbanos ocidentais). Perante uma obra de Banksy qualquer pessoa pode compreender o que está a ver sem necessitar de grandes explicações, nem gincanas teóricas que caracterizam a arte contemporânea e assustam os espíritos simples. Mensagens visuais límpidas e directas sobre questões do quotidiano das populações urbanas parece ser a fórmula mágica do sucesso de Banksy. 

Para já, ele é um dos primeiros artistas a garantir que o seu nome ficará inscrito na História da Arte do século XXI. Partindo do princípio que haverá alguém para virar a página do calendário para o século XXII.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.