quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O leitor também conta!

Imagine, leitor, que as suas cartas, para espaços públicos de opinião (...), eram publicadas, que alguém se interessava por elas, que prestava atenção à sua opinião! Imagine que lhe davam olhos e ouvidos! Imagine que alguém se tinha dado ao trabalho de o contactar e a loucura de lhe propor «vamos fazer uma coletânea» de cartas publicadas de vários leitores-escritores!
Há menos de um ano, uma leitora assim o fez. Convidou e desafiou um pequeno grupo de onze leitores-escritores como António Catita e Vítor Colaço Santos (que já lhe devem ser familiares) e outros a encontrar-se num livro.
No próximo domingo, 24 de Novembro, no Hotel Real Palácio, em Lisboa, será feito o lançamento da obra Os Leitores Também Escrevem. E, no Porto, a apresentação pública acontecerá a 18 de dezembro na Unicepe.
Este livro contém, portanto, doze vozes, doze capítulos, doze sensibilidades, doze maneiras de ver o mundo e o país, um país que querem mais justo, mais verdadeiro, mais solidário, mais feliz, utilizando a palavra como modo de manifestar-se.
O prefácio é do jornalista José Vitor Malheiros (PÚBLICO) e a nota final do investigador em Comunicação Social, Fábio Ribeiro (universidade do Minho).
Não somos jornalistas. Somos apenas portugueses, cidadãos comuns e comuns mortais. Gente simples como o leitor.
Aceite o convite e vá estar connosco no Porto ou em Lisboa! A opinião dos leitores também pode fazer a diferença!
(DN, 21-11-2013)

3 comentários:

  1. Salvo alguma contrariedade de última hora, estarei, em Lisboa, na apresentação do livro. Foi uma ideia interessante, que, felizmente, resultou na prática. Aproveito para lembrar que é necessário que os colaboradores deste blogue, façam alguns comentários sobre o que nele se insere, pois é preciso dar-lhe mais vida, e não transformá-lo, na prática, num arquivo morto. Também, através dessa colaboração, era possível conhecer melhor o que pensamos sobre os problemas levantados.

    ResponderEliminar
  2. Os leitores de facto tambem escrevem....e não mal de todo....parece!!!!!!

    augusto

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não estarei em Lisboa. Desejo muitas felicidades na apresentação do livro, e parabéns aos autores publicados, bem como à Céu Mota, grande impulsionadora desta bonita iniciativa.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.