sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Movimento Confiança no Outro

Faltam 5 dias para «um (o) grande momento» dos leitores de jornal em Portugal !
O lançamento da obra OS LEITORES TAMBÉM ESCREVEM no passado dia 24 de Novembro em Lisboa foi muito positivo, mas perspectivo, para a apresentação no Porto, um calor humano ainda mais notório, dado o número de autores presentes e convidados. Acredito que teremos - leitores e leitores-escritores de cartas para o espaço do Leitor -, a 18 de dezembro de 2013 (Unicepe, 17.30h), um dia memorável!
Foi no Porto o primeiro encontro de 12 leitores até então completamente desconhecidos que se tornaram autores daquela obra. Aconteceu a 28 de dez. 2012 e ficou registado por três jornalistas do PÚBLICO.
A sessão de apresentação na Invicta será a pouquíssimos quilómetros da Casa da Música, local do dito encontro, e representará o culminar deste percurso.
Os leitores-escritores de cartas empenham-se no que escrevem. Sai-lhes da alma (e do corpo) a troco de nada.
São cidadãos empenhados, persistentes e responsáveis e os seus textos deviam ter mais visiblidade e atenção por parte de quem faz e compra o jornal. Há muitos leitores que saltam a secção que, justamente, lhes é destinada (!?). Mas ainda são relativamente poucos, os leitores que fazem uso deste espaço para se fazerem ouvir.
Participem na «feitura» deste país e exijam, escrevendo.
OS LEITORES TAMBÉM ESCREVEM é uma bela obra, um trabalho que resultou bonito, que nos deve orgulhar como cidadãos e como portugueses e que, por isso, devemos divulgar.
Considero-a, não obstante ser co-autora- logo suspeita, um documento digno de análise... Há uma frase engraçadíssima da Clotilde Moreira na pág. 49: "Foram muitas as minhas cartas escritas à mão, com um químico para ficar uma cópia e enviadas pelo correio normal. Depois passaram a ser dactilografadas e enviadas por fax e agora tudo é mais fácil com os avanços da Internet"!!
Um dos autores podia muito bem ter sido você, leitor! Fica para uma próxima oportunidade, para um eventual próximo volume a mais mãos!!
Esse seria o meu sonho... «dar as mãos a muitos portugueses», através duma obra conjunta como é o «encontro» materializado num livro.
Este livro tem muitas leituras... É também um Manifesto a favor da Confiança que devemos ter uns nos outros mesmo que o que sabemos do outro seja pouco ou quase nada...
Sem confiança nos politicos, só nos resta confiarmos uns nos outros,cidadãos, vizinhos, colegas de trabalho, etc..
Espero por si!

3 comentários:

  1. Faço ardentes votos de que o encontro no Porto seja uma verdadeira confraternização, tanto mais que o Natal está à porta. Desejo que todos se encontrem com boa disposição e camaradagem, dado que em Lisboa, onde tive o gosto de estar presente, me pareceu o pessoal algo contraído. Contudo, foi um encontro agradável, onde tive o prazer de a conhecer pessoalmente, assim como parte da sua família (esposo e filho). Um longo abraço lusitano. Um Bom Natal e que o Ano Novo seja próspero.

    ResponderEliminar
  2. Os meus desejos de uma grande Festa. Cá ao Sul pensarei em todos Vós! A Céu arrastou-me para uma experiência marcante.
    Um grande abraço de Felicidades e obrigada por Vos ter conhecido.

    ResponderEliminar
  3. Foi aqui , feito algo, que se não fosse vivermos uns tempos tão "sem valores", teria tido muito mais espaço....mas o mediatismo e o não conteúdo, são, por demais, o tempo em que vivemos. Mas está feito e em boa hora!
    Até 4ª feira!

    Augusto

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.