quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

BIG-BANG- Criação do nosso universo

O BIG-BANG

O universo em que vivemos está se a expandir. Podemos tirar essa conclusão porque vemos diferentes formações no Cosmo se expandindo. Esta expansão continua desde que o universo foi formado à volta de 15 biliões de anos, durante o Big Bang.
Em um universo finito, o espaço é curvado (por exemplo em forma de uma esfera) de modo que poderíamos viajar biliões de anos-luz numa linha recta e chegaríamos ao sítio onde estamos.
É também possível que nosso universo seja infinito (por exemplo em forma plana).
Quer o universo seja finito, quer seja infinito as formações que se vêm no Cosmos enchem completamente o universo e movem-se para todos os lados fazendo o universo se expandir, mas não é pelo facto do universo se estar a expandir que ele não possa ser finito, pode estar numa fase de expansão seguida de outra fase de contracção.
O espaço e o tempo foram criados no Big Bang? No começo do universo o espaço foi completamente preenchido pela matéria. A matéria estava originalmente com temperaturas elevadíssimas e muito densa e então expandiu e arrefeceu para produzir as estrelas, os planetas, as galáxias, … que nós vemos no universo.
Embora o espaço possa ter sido concentrado num único ponto no Big Bang, é possível que o espaço fosse infinito no Big Bang. Em ambos os casos, o espaço foi preenchido completamente com a matéria que começou a expandir.
Outra conclusão, que se pode tirar é que não existe “centro de expansão”, o universo está expandindo em todas as direcções. Os observadores em todos os pontos do Cosmos vêem todas as formas se expandindo.
Poderemos dizer que o Big Bang aconteceu em toda a parte do universo.
Não nos esqueçamos que temos de nos lembrar do factor gravidade, o planeta terra juntamente, com o sistema solar e este juntamente com a Via-Láctea mantêm as distâncias entre si. A gravidade prende também as galáxias juntas em grupos e em aglomerados. É principalmente os grupos e os aglomerados de galáxias que estão movendo-se no universo, estão se expandindo, mas a distância entre aglomerados mantêm-se devido à gravidade.
O espaço foi criado no Big Bang? O nosso universo não tem nenhuma borda ou limite (não há nenhuma parte externa de nosso universo). O que é possível é que o nosso universo seja parte de uma infinidade de universos, mas estes universos não necessitam necessariamente de espaço para existir dentro.
O tempo já existia antes do Big Bang? Algumas teorias sugerem que o nosso universo é parte de uma infinidade de universos, que estão sendo criados continuamente.
Vamos efectuar um pequeno exercício a ver se compreendemos melhor da possibilidade da existência de vários universos: podemos falar do planeta Terra a três dimensões (comprimento, largura e altura) e se juntarmos o tempo, então temos, comprimento, largura, altura, que é o espaço mais o tempo, e se considerarmos vários tempos, ou seja, se o estendêssemos? Teremos várias histórias do universo. Então o Universo existe em várias camadas (cada uma é um universo). Neste exemplo falamos de vários universos em termos físicos.
Mais recentemente vários cientistas dedicaram-se a fazerem estudos sobre a criação do nosso universo e depois de várias teorias chegaram à Teoria da Membrana.
A Teoria da Membrana diz que se pensarmos em duas membranas de determinadas dimensões a oscilarem continuamente elas chegam a um ponto onde se tocam uma na outra,



Nesse ponto dá-se a criação de um Big Bang, dá-se uma libertação de energia de dimensões incríveis e à criação de um novo universo.
Esta teoria leva-nos a pensar que o tempo já existia antes do Big Bang e da possibilidade de acontecerem vários Big Bangs, ou seja, uma criação de vários universos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.