quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CUIDADO COM AS LAGRIMAS DE CROCODILO NA EDUCAÇÃO


A propósito do suicídio dum jovem em Braga, cujas eventuais causas foram relacionadas com actos de pressão, humilhação e violência física e psicológica na escola (bullying), veio o ministro Crato derramar lagrimas de crocodilo através de promessa de rigoroso inquérito.
Falta de condições para um efectivo e salutar acompanhamento dos alunos em todas as fases da vida escolar, que previna, eduque e desincentive comportamentos que indiciam falta de respeito pelos outros, pelos direitos humanos e cívicos, são também resultado da política governamental que promove mega agrupamentos, turmas com mais alunos, menos professores, auxiliares e outro pessoal e a instabilidade decorrente da diminuição de salários e aumento do horário.

PSD/CDS e o ministro Crato praticam essa política, que fomenta o elitismo e tenta destruir o direito constitucional à educação e cultura, e ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito na escola.

Na mesma linha os jotas do CDS, onde se incluem cinco actuais secretários de Estado, apresentaram no recente congresso do CDS, uma moção para que o ensino obrigatório fique no  9.º ano, em vez de se prolongar até ao 12.º ano como está previsto. Também no tema mediático e emocional das «praxes», convém lembrar que PSD/CDS impediram a sua regulamentação na Assembleia da República.
As lágrimas do crocodilo caem dos seus olhos, enquanto devora as suas vítimas.

 

2 comentários:

  1. Colocar todas as responsabilidades do ensino no actual Ministro parece-me curto e distorcido. Nas últimas décadas a Escola foi-se degradando paulatinamente e no último quinquénio veio ao de cima a falta de rumo dos diversos ministérios. Falo com conhecimento de causa, porque passei por todos os graus de ensino, quer como aluno quer como docente. A escola não respeita os alunos e não se faz respeitar, e estes respondem de igual modo. Construir é trabalhoso. Destruir é mais fácil. E em Portugal, nos últimos anos, os que têm algum poder entraram pelo caminho das facilidades.Não sou da área política destes incompetentes que nos governam, mas, lamentavelmente, a alternativa, de gente que nunca trabalhou e fez carreira nas diferentes Jotas, não me oferece grande confiança. O sistema, assenta em base podres, logo a partir da escolha dos nossos parlamentares, que representam partidos, e não têm compromisso com o povo. Isto está no caos porque a situação económica e financeira está incontrolável, pois cada hora que passa o computo das dívidas aumenta, porque não há criação suficiente de riqueza para suportar, sequer, os juros dos empréstimos. Isto anda tudo aos repelões e o único objectivo do governo é desresponsabilizar-se das obrigações que tem. Depois, inventa novas medidas para atingir o seu único objectivo, que é diminuir o défice orçamental, mesmo que estas sejam ridículas e inconstitucionais, como a redução da escolaridade. Estes governantes estão perdidos e não reconhecem a sua incapacidade para conduzir o barco. E nós, com este rumo, estaremos perdidos também.

    ResponderEliminar
  2. De acordo. O actual governo e o ministro Crato, estão a aproveitar e a abrir mais, as portas que outros que os antecederam abriram. Há, também, mais crocodilos que os referenciados.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.