quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Factura da Sorte": FDP de gama alta

«O sorteio 'Factura da Sorte' tem por finalidade valorizar e premiar a cidadania fiscal (…)”. Assim reza o comunicado do Conselho de Ministros de 6/2/2014.
Sedimentámos a convicção de que, consistindo (basicamente) a cidadania na participação na / da vida de uma comunidade da qual efectivamente se faz parte, pagar os impostos é um acto de(a) cidadania. Isto na medida em que pagar os impostos é uma contribuição para o “bem comum”, presumindo-se ser deste essência aquilo que mais determinante é na condição humana e social de cada um e de todos, designadamente, a saúde, a educação, a segurança social, a justiça, a cultura, a segurança pública, etc...
Por isso, reconhecemos a legitimidade geral dos impostos, porque, individual e socialmente, sem impostos não poderia haver, através do Estado, a concretização daqueles direitos sociais emergentes do “bem comum”.
Mas o Governo, assumindo estar a fazer uma “revolução silenciosa”, querer “transformar a sociedade portuguesa”, “mudar paradigmas e mentalidades”, objectivamente, quer agora que os portugueses passem a pensar que pagam os impostos (só) porque na “Factura da Sorte” lhes pode sair, “chave na mão”, um “carro de gama alta”.
Assim, depois da sangria fiscal que é o “enorme aumento de impostos” (sangria muito sugada ao “bem comum” pelo vampirismo dos agiotas da dívida, da especulação, da fraude e corrupção financeira, das PPP, dos swaps, das isenções, subvenções e “exportações” fiscais, das mordomias, assessorias e consultadorias governamentais, etc.), temos a lotaria fiscal, dita “cidadania fiscal”.
De cidadãos, passamos então, como apostadores-fiscais, a “cidadãos-fiscais”. “Aos Ferraris, cidadãos!”
Mas há um risco (que também é “fiscal”) que o Governo deve prever. É o de que a “mudança de paradigma e mentalidade” induzida pela “Factura da Sorte” transforme os portugueses, irrevogavelmente, de cidadãos que pagam impostos por cidadania em “cidadãos-fiscais” que, futuramente, só os paguem por terem passado à “mentalidade” de FDP (“fanáticos dos popós”) de “gama alta”.

J. Fraga de Oliveira, Sta Cruz da Trapa
(Público, 13-2-2014)

3 comentários:

  1. O caminho que este Governo gizou para o país, na sequência dos governos anteriores, é irreversível para a destruição de um sentimento pátrio e de fraternidade. O Governo quer que todos sejamos fiscais dos nossos semelhantes, na esperança de uma abominável gorjeta. Isto, além de abjecto, é a sementeira da desconfiança permanente. Só pessoal que concorda com as infames praxes pode magicar estas manobras e, como podemos constatar, muita gente do poder e da sua área, são filhos e coniventes com tão baixa exibição de carácter.

    ResponderEliminar
  2. Isto é o País que somos, ou o País que temos??????

    ResponderEliminar
  3. A observação é oportuna e contundente. O país somos nós. Sem pessoas não há país. Aliás, foram os paisanos que formaram os países. Isto anda tudo ligado. Um abraço lusitano

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.