segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sabe qual terá sido a origem da expressão popular 'farrobodó'?


Dei comigo a ler umas revistas um pouco passadas e, numa delas, soube o que terá dado origem à expressão popular ‘farrobodó’.
Assim, em Lisboa, existe um edifício muito importante, construído em 1779, o qual, em 1830, foi pioneiro em ter iluminação a gás, vinte anos antes de a Capital a adoptar para os candeeiros públicos.
Esse edifício era o Palácio dos Condes de Farrobo, no qual o 1º Conde de Farrobo organizava sumptuosas festas e serões culturais, pelo que, com tão grande esbanjamento, deu origem à referida expressão ‘farrobodó’.
Actualmente, o referido edifício tem o nome de Palácio das Laranjeiras, o qual, depois de ter mudado várias vezes de mãos, foi comprado pelo Estado em 1940, para nele ser instalado o Museu da Marinha.
Até há bem pouco tempo era nele que estava todo o acervo do Arquivo Histórico do Ministério da Educação, após nele terem sido feitas obras muito avultadas.
Mas, quem somos nós ricaços todo-o-terreno para gastar à fartazana aquilo que não é nosso? Assim, para gáudio e sumptuosidade de bem se viver a Cousa Pública à grande e à francesa, mas rodeados por pedintes por tudo quanto é sítio, o vaidosolas do Vice-Primeiro-Ministro, que certamente por linha directa será o actual Conde de Farrobo, não esteve com meias medidas e, em pleno Verão de 2013, chamou a si, para Gabinete de Trabalho, o referido Palácio das Laranjeiras, desalojando o inquilino Arquivo Histórico do Ministério da Educação.
Então, com tantos sacrifícios impostos a todos nós, este e outros comportamentos vivenciais de ostentação por parte dos excelsos membros do Governo, não são uma incomensurável afronta e um continuado FARROBODÓ?

José Amaral

 

1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.