quarta-feira, 5 de março de 2014

Algures no Douro (Vila Seca - Armamar)

 
Estou sentado no meio do mundo rural, algures no Douro, apanhando alguns raios de Sol.
Parece-me que o mau tempo já se vai dissipando, morrendo lentamente, com o passar do Inverno, a caminho da Primavera.
E, assim, contemplando daqui deste meu mirante, na minha frente, em baixo, vejo o Rio Douro, na sua parte mais queda, entre o Pinhão e a Barragem de Bagaúste.
Em cima, a minha vista esbarra no horizonte montanhoso, entre o Céu e a Serra do Marão, a qual ainda tem alguma neve.

Do meu lado esquerdo, vislumbro o monte que alberga o Santuário de São Domingos, em Fontelo.
À minha direita, lá no alto, lá está o Santuário de São Leonardo, em Galafura.
Então, perante tal cenário, que me acompanha desde sempre, rabisquei estas três singelas quadras, que vos dou a conhecer:
Olhai os lírios dos campos
E outras flores mais
Extasiai os sentidos
Com belezas naturais.

 Ouvi os doces trinados
Com notas angelicais
De passarinhos treinados
Em orquestrações divinais.

 Para quê tanta metralha
E as vozes dos canhões
Se anunciam só mortalha
Entre povos e nações?

 José Amaral

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.