quinta-feira, 27 de março de 2014

Comer português

Há pequenos detalhes que poderiam ajudar a economia do nosso País. E com a economia a crescer talvez estivéssemos no bom caminho para a diminuição do desemprego e, com mais portugueses com salário, haveria mais poder de compra e… Esta rampa sempre a subir conduziria certamente a um futuro menos austero. 
Também a racionalização das importações de supérfluos impediria a saída de dinheiro. Isto, dito assim, poderá parecer basear-se em conhecimentos muito rudimentares da economia mas já há várias pessoas importantes a chamarem a atenção para estas práticas simples.
Há ainda, infelizmente, muitas terras incultas que com regras fáceis e apelativas poderiam ser cultivadas e não só dar emprego estável aos moradores como até chamarem desempregados que todos os dias lutam nas cidades por meios de subsistência. E as terras cultivadas e produtivas podem ser o suporte da alimentação dos portugueses, até porque, também se sabe, que cada povo tem características próprias que herdam da sua família e uma parte dessas características tem por base a alimentação de há muito séculos. 
Para isto acontecer – cultivar as terras, fixar as pessoas nas terras e abrir portas a outras, entre outros detalhes – será também necessário haver uma boa rede de distribuição desses produtos para chegarem às cidades. E desenvolver campanhas de sensibilização dos portugueses para as boas práticas alimentares.
Não é só o cultivo da terra. Também devíamos apostar no gado e… e no MAR? “Ó Mar salgado quanto do teu sal são lágrimas de Portugal ...  

Cada um de nós pode ajudar se todos os dias escolhermos preferencialmente produtos portugueses e da época. É mesmo necessário praticarmos estes pequenos detalhes. Vamos comer português!    

Publicado no Costa do Sol Jornal - de 26 de Março 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.