sábado, 8 de março de 2014

Março do século XXI

    
Neste 8 de Março do século XXI, infelizmente, ainda não se pode esquecer “Luisa sob a calçada” de António Gedeão … “Saiu de casa de madrugada; regressa a casa é já noite fechada”… E de continuar assinalar o 8 de Março de 1857 e a morte de mais de 100 mulheres que lutaram por 10 horas de trabalho em vez das 16 horas. Este dia é desde 1910, por proposta de Clara Zetkin na Conferência realizada em Copenhaga, como o dia Internacional da Mulher Trabalhadora. Mas ao contrário de ainda alguns ligarem este dia apenas à “importância de ser mulher” ele deve ser recordado como conquista de melhores horários de trabalho para todos nós. Melhores horários… sim pois numa sociedade civilizada e responsável o trabalho deve ser respeitado mas devemos ter tempo para ver o Sol.  
E neste nosso País desregulado, querem aumentar o horário de 35 horas para 40 na Função Pública. Em vez de organizarem os serviços, nesta fúria de corta – corta para responderem a uns troikanos, os nosso tenrinhos que chegaram ao Governo –( muitos deles sem saberem o que é trabalhar) – pensam que resolvem tudo com horários mais longos. Um ser humano cansado, com problemas de mobilidade porque também na área dos transportes existem muitas deficiências, com o coração apertado pelos filhos e familiares que precisam de mais assistência, não poderá produzir mais só porque o horário é mais comprido.

Neste Março devemos apoiar todos aqueles que muito conscientemente asseguram trabalho e lutam pelo respeito do ser humano como força produtiva de um mundo melhor.

Publicado no jornal Público de 8 de Março de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.