domingo, 23 de março de 2014

Medeiros Ferreira, deixou-nos


A geração mentora do promissor 25 Abril 1974 e toda a sociedade civil desse tempo estão muito debilitados, a caminho do desaparecimento físico, sem que os sonhos então acalentados e os valores morais emergentes se tornassem realidade, ou o que de bom chegou até aos nossos dias está cada vez mais a regredir.

Assim, Medeiros Ferreira, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, que chefiou a diplomacia do I Governo de Mário Soares, faleceu aos 72 anos.

Foi ele que formalizou, ao abrigo da sua pasta ministerial, o pedido de adesão de Portugal à CEE, hoje UE.

Foi também um hábil pensador político a antecipar cenários, como quando vaticinou, em pleno marcelismo, que o Estado Novo cairia pela força das armas e corroído pela guerra colonial.

Foi ainda das poucas vozes que, no Congresso da Oposição Democrática, de 1973, ousou verbalizar o que era proibido dizer-se: a independência das colónias.

E, pronto, aqui fica a minha pobre, mas sincera e sentida homenagem a um Homem do meu tempo.

 

José Amaral

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.