quarta-feira, 26 de março de 2014

Continuaremos a escrever!

foto de Pedro Carneiro
No passado dia 22 de Março, na Agência do Inatel em Coimbra, a «Cidade do Conhecimento», reuniram-se catorze cidadãos naquele que foi o 1º Encontro Nacional de Leitores-Escritores de cartas para jornais.
Sem dúvida um sábado memorável de convívio e de rara tertúlia. Um dia preenchido ainda pela leitura de textos originais previamente preparados pelos participantes abordando esta «coisa» que é escrever para os jornais; e pelo almoço entre autênticos amigos no restaurante do Zé Neto, pequeno para tanta energia (não nos conhecíamos pessoalmente até àquele dia). Depois foi a foto do grupo «para mais tarde recordar».
Um sábado diferente que passou rápido para leitores que foram do Porto, de Santa Cruz da Trapa, de Gondomar, de Santa Maria da Feira e de Lisboa. Faltaram muitos leitores-escritores... E há tantos...
Convidados também a estar presentes, foram os mais importantes jornais diários nacionais. Apenas um se fez representar, o Diário de Coimbra, mostrando interesse pelos leitores, que são a razão de ser dos jornais. Ou não? 
Os leitores leem, compram e contribuem para a qualidade de um jornal, escrevendo e vendo publicadas, ano após ano, as suas cartas ou opiniões (a troco de nada). O leitor também faz um jornal. Não há quem comece a sua leitura, justamente, pela secção dos leitores?
Onde estavam o PÚBLICO, o JN ou o DN?
Continuaremos a ler jornais e a escrever, porque gostamos de jornais (de papel, sobretudo), porque nos importamos com o que lemos: exigimos qualidade e que os artigos acrescentem algo à nossa vida e nos ajudem, de facto, a formar uma opinião. Continuaremos a escrever, não obstante o menor espaço que nos é dado (em alguns jornais e revistas), porque queremos saber deste país, porque o amamos e queremos vê-lo avançar. E escrever é mostrar a nossas preocupação, a nossa indignação, mas também alimentar um pouco a pouca esperança que vemos à nossa volta...
Preparam-se as conclusões deste Encontro, que daremos a conhecer oportunamente. Mas podemos adiantar alguma coisa, dizendo que nos fazem falta os jovens e as mulheres no espaço do Leitor; que é necessário haver maior clareza nos critérios de seleção das cartas e gostaríamos de ser informados se a nossa carta vai ser ou não publicada, porque tem valor para o jornal e para os outros leitores. Não publiquem por publicar.Não publiquem sem corrigir eventuais gralhas, prestem atenção às nossas cartas, aos nossos erros. Prestem-nos atenção, porque somos os «vossos leitores», exigentes e atentos. 

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelo resumo que nos dá do Encontro de Coimbra, pois é bom saber notícias sobre o que se passou nesse dia e nesse local, em que muitos gostaríamos de estar presentes, mas que por motivos diversos não conseguiram. É bom que a nossa voz se faça ouvir no espaço mais lato, que são os jornais, mas não seria menos oportuno, até para nos irmos identificando melhor, que comentássemos mais os artigos que vêm neste blogue, fosse para concordar ou não com as suas mensagens.

    ResponderEliminar
  2. Então, aqui vai o meu comentário: gosto do que o Tapadinhas comenta, bem como gosto de tudo que a 'génese' que fez germinar tudo isto, na VOZ DA GIRAFA, e que aglutinou alguns de nós na colectânea OS LEITORES TAMBÉM ESCREVEM, que tem o nome de MARIA DO CÉU MOTA.
    Também gosto da 'união de facto' havida entre todos nós - os leitores-escribas do dia a dia.
    Fiquem bem e, de mim, aqui vai o meu fraternal abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Céu e a todos que vão dando voz aos leitores.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.