quarta-feira, 16 de abril de 2014

E "ainda" a Ponte D. Maria, sobre o Douro. Agosto de 2011


Nós que tanto gostamos de ver pontes a atravessar rios neste nosso país - quase como era, em tempos recentes, fazer rotundas em tudo que era cidade -  no nosso Rio Doutro já temos algumas, se bem que não as suficientes.
E sem duvida que necessitaríamos de mais uma - que não será feita na próxima década - provavelmente à quota baixa - não exagerada - que unisse as duas margens , em frente a D. Pedro V, da parte do Porto, sendo que da parte de Gaia já será mais complicado, dado estar lá a nascer mais "um prédio novo, ou um novo prédio"! Mas depois faz-se um desvio...
Bem, voltando às Pontes que já temos, continua a ser espantoso, ninguém querer fazer turismo com uma Obra excelente que é a Ponte D. Maria, e havendo nestes meses de Julho e Agosto tantos turistas junto às "ribeiras" de Porto e de  Gaia -ainda não são uma única cidade, o que é pena - , ninguém quer dar "uso" àquela ponte. E nós, estamos cá todo o ano, poderíamos ter mais um local a beneficiar-nos.

Foi, repensada, tantas vezes, como pedonal, como passeio entre as duas margens, mas como "está lá mais para diante" assim vai ficar, como tantas, tantas Obras de arte e de História que temos ao abandono neste nosso País.
E fala-se em Fado, deixemo-nos de Fado, esqueçamo-lo, bem como ás suas lamurias, saudades e tristezas, e agarremos ao que de memorável temos, ao  que existe, e que deve ser aproveitado, conservado e melhorado.

E se em tempo os "ricos" eram os americanos, que tudo a todos compravam,  coitados , hoje estão tão mal como nós, europeus, logo esses já  não irão ter dinheiro, para a comprar e para a América levar - ainda a Ponte de D. Maria, no Rio Douro, entre Gaia e Porto - , como foram fazendo - pelo mundo fora, nomeadamente com uma Ponte em Londres , e não só - , dado só terem de história pouco mais de 200 anos, aproveitavam a dos outros....
Mas, os chineses, esses ainda têm dinheiro, apesar de também terem muita história, talvez nos comprem a  Ponte e a plantem lá, e lhe dêem proveito, uso.
Isto, se nós cá nada quisermos fazer, e se andarmos "ainda" hoje a gastar dinheiro em projectos passageiros, em vez de "agarrarmos " o que tem valor e perdura.
E a Ponte D .Maria corre o risco de cair, magoar muita gente, e perder-se para sempre, se nada for feito.

 Augusto Küttner de Magalhães

Agosto de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.