sexta-feira, 18 de abril de 2014

Evolução do Consumo Privado

Evolução do Consumo Privado
A expansão do consumo privado já é mais forte do que a da economia como um todo, diz o Banco de Portugal. Os indicadores mensais da conjuntura mostram que, em março de 2014, a economia portuguesa atingiu um ritmo de expansão homóloga de 1.2%. O consumo privado ao aumentar origina em certa medida o aumento das importações (pois, parte do que consumimos é importado) e prejudica o ajustamento externo da economia. O consumo privado subiu em março 1.6% face ao mesmo mês do ano passado. O ritmo de expansão da atividade é agora o mais forte desde finais de 2010. Segundo este indicador, Portugal pôs fim a uma longa recessão de 30 meses em outubro de 2013. Como explicar a evolução do consumo privado? Segundo a teoria existe uma décalage entre o aumento do PIB e o aumento do consumo privado de 6 a 12 meses o que explicaria o crescimento do consumo, só que o problema é que o aumento do crescimento do PIB em 2013 foi inferior ao aumento do consumo privado em 2014 e por outro lado sabemos que os salários e as pensões têm baixado muito significativamente e não aumentado. Então o que explica o aumento do consumo privado quer seja em bens duradoiros, quer em bens de consumo imediato? É o recurso ao crédito, bancário e de outras instituições financeiras e em cartões de crédito, significa isto, que as famílias mais uma vez se estão a endividar tendo que pagar juros elevados. A alavancagem da economia através do consumo privado com recurso ao crédito, para bens de consumo imediato não é bom e perigoso.

1 comentário:

  1. Esta conversa de estatísticas, sejam sobre o consumo, sejam sobre as exportações, são apenas números e nem sempre correspondem a realidades pessoais. O que eu constato no dia-a-dia é que fecham muitas lojas e abrem muito poucas e que cada vez encontro mais gente desempregada ou tenho a informação que emigraram. A insensibilidade de quem nos governa, desde os autarcas aos governantes, causa arrepios.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.