segunda-feira, 26 de maio de 2014

O POVO FALOU, COM SABEDORIA!


O povo votou nas europeias com sabedoria e o que não votou (dois terços), conseguiu com isso dar uma bofetada à classe política. Começo pelo voto vencedor, o do PS. O povo deu-lhe a vitória, mas como não acredita nos seus actuais dirigentes e nos passados (Sócrates, Silva Pereira, Santos Silva e Cia), deu-lhe uma vitória de Pirro, se compararmos com outras disputas anteriores, e numa conjuntura em que está farto desta governação. Esta direcção do PS, a julgar pelas primeiras "facadas" de Sócrates e António Costa (confessaram resultado "pouco expressivo"), vai ser "renovada" antes de 2015. Os partidos do governo sofreram uma derrota histórica, os números não deixam mentir, mas os seus dirigentes respiraram de alívio, porquanto a vitória do PS, nem foi histórica, nem sequer suficiente para indiciar uma maioria em 2015. Aliás, bastava ver os rostos dos dirigentes do PS e os da maioria, no rescaldo eleitoral transmitido pelas TVs, para ver além das palmas de circunstância no PS, um ambiente quase de velório. Na maioria, curiosamente, a derrota histórica, resultou em sorrisos e tranquilidade, como se fosse "business as usual". O PCP teve um excelente resultado, e não foi só por a abstenção ter aumentado (os comunistas votam sempre). De facto, relativamente a 2009, tiveram mais 37000 votos. Marinho e Pinto, um novato na política (confesso que nunca admirei o seu estilo truculento e agressivo), conseguiu a mais significativa e relevante vitória da noite eleitoral. Quase 240000 votos, logo à primeira vez que se apresenta (o MPT nunca teve expressão eleitoral anterior). É uma verdadeira censura aos partidos do chamado "arco do poder". E eles que aprendam com isto, não tentando facilitar "comprando" Marinho e Pinto. Devem mas é corrigir o que têm vindo a fazer de errado até aqui, evitando que uma qualquer nova formação deste Marinho (ou outro), que queira pôr isto na ordem, os venha a arrasar em futuras pugnas eleitorais. Sobre o BE, apenas refiro que a falta de vergonha e de humildade eleitoral da sua direcção, seria em qualquer partido democrático, justa causa para serem "despedidos". Como conclusão, o povo ao votar da forma mais fragmentada destes últimos 40 anos, quis sabiamente dizer: ENTENDAM-SE!

4 comentários:

  1. Entendam-se e tratem-se. Ex--cta--mente.
    FigasRgds

    ResponderEliminar
  2. Entendam-se? " o povo mostrou inteligência " Mas que raio de inteligência é essa que espera que os ladrões do povo (PS,PSD e CDS) se entendam, para resolverem o problema do nosso povo? Aliás é por causa bando rosa-alaranjado se entender tão bem. que de há 38 anos a esta parte, vem o país e o povo a empobrecer. Por favor não criem ilusões ao nosso povo,porque não é pôr o "galinheiro á guarda da raposa que acaba a roubalheira. O povo é que tem de entender que isto só pode melhorar no dia em que deixar de votar em ladrões autorizados pelo seu voto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Arlindo, venho só observar que reli o texto e não encontrei a "inteligência" que refere, mas outrossim, "sabedoria". Para mim é diferente, mas cada cabeça sua sentença. Esta é a minha. Cumprimentos.

      Eliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.