quinta-feira, 22 de maio de 2014

O racismo - melindrosa questão

O derradeiro (não sendo o último) programa televisivo ‘prós e contras’ versou sobre o racismo. Foi uma melindrosa questão posta à discussão que me fez algumas ‘comichões’.
No meu tempo da escola primária aprendi que ‘as raças humanas’ eram quatro – a amarela, a branca, a negra e a vermelha.
No entanto, apesar de leigo mas humano que sou, penso e tenho a certeza que a raça humana é apenas uma, a que só a tez fez e tem feito abissal diferença entre os homens, para além de outros factores que até já causaram guerras mundiais.
Todavia, fiquei com a ideia de que alguns intervenientes no programa só consideram haver racismo em relação aos ‘brancos’ contra as outras ‘cores’.
E dizer-se que o recente inaugurado Museu dos Descobrimentos, no Porto, era ou foi um acto racista, deixou-me completamente boquiaberto e até muito inquieto.
E, quando muitos humanos tão semelhantes na sua cor física e habitando o mesmo chão, se guerreiam atrozmente até à quase aniquilação, o que chama?
Aquando da minha ‘voluntária’ estada de dois anos na Guiné, durante o período da Guerra Colonial, vi mais racismo entre conjuntos de indivíduos que partilhavam da mesma tradição cultural e local, do que entre ou contra aqueles que, no referido programa televisivo, foram tangidos.
Portanto, não confundamos racismo com ódio ou iliteracia, pois muitos de nós, humanos, é que muitas das vezes não gostamos ou até repudiamos e maldizemos a nossa própria cor, na diversidade da nossa comum raça humana.

José Amaral

1 comentário:

  1. Este problema do racismo, tal como outros, na maior parte das vezes, são tratados sem o devido aprofundamento e só porque são moda. Reparem que sucedeu na sequência de uma notícia muito alargada sobre a negação de entrada numa discoteca de um grupo onde predominavam negros. Tratado sem profundidade, por uma equipa que é pau para toda a obra, só veio contribuir para a guerra dos prós e contra, como se não houvesse, outra posição na sociedade. Este, na minha opinião, foi mais um mau serviço prestado à necessária boa relação que deve existir entre as pessoas, sejam elas de que raça, etnia ou cultura forem.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.