segunda-feira, 30 de junho de 2014

Remorsos do papa não chegam para vitimas de abusos sexuais

Uma das obrigações sociais dos estados é a de acolher, cuidar e instruir as crianças abandonadas ou sem progenitores ,mas nem só o estado desempenha esta tarefa, existem instituições particulares que também o fazem, principalmente as de caráter religioso. Nestes casos normalmente existem convénios entre o estado e as instituições em  que o primeiro apoia o segundo financeiramente. Estas instituições pertencem maioritariamente à igreja católica. Com a   disseminação dos meios de comunicação social vieram ao conhecimento publico aquilo que já se suspeitava e que sempre existiu: a pedofilia. 
Perante estes factos os prevaricadores deviam ser afastados das crianças e levados à justiça, mas não, a igreja católica tentou sonegar e amenizar o ocorrido. 
Ao longo da história da igreja católica outros crimes monstruosos ocorreram ,por exemplo: Cruzadas da fé (sec.VI e VII), tribunal da inquisição (sec.XIII,XIV e XIV), descobertas e colonização (sec. XV a XX).
Inúmeros religiosos encontram na igreja refúgio seguro para a prática dos seus instintos  mais mórbidos, fruto de graves desvios mentais, condenando crianças que na fase mais vulnerável das suas vidas são despojadas de toda a sua dignidade,vindo a ser maioriamente os futuros delinquentes da sociedade. As diversas religiões ou igrejas condenam-se a elas próprias ao imporem matrizes civilizacionáis  estáticas, não evolutivas com o mudar dos tempos, por exemplo: o voto de castidade e a consequente proibição de constituir familia. A falsa moral e o preconceito limita a individualidade humana, castra ,inibe ,deturpa, corrompe ,aniquila. Só com o aumento da escolaridade, do grau cultural e do bem estar de um povo se pode combater o fundamentalismo religioso. Veja-se o que se passa nos países nórdicos e anglo- saxónicos, da doutrina e da postura social da igreja anglicana, a mais liberal e consonante com os tempos atuais. Por fim meditem no capitulo 24 do evangelista S.Lucas e redescubram as razões que animaram as primeiras testemunhas da evangelização de Jesus Cristo para o anunciar hoje , missionariamente com novo animo.

2 comentários:

  1. O Papa não pode ter remorsos de crimes que não cometeu. O Papa é um homem de bem e aflige-se com o sofrimento das pessoas, mas não pode carregar sobre si os erros da Igreja. Compreende os erros humanos e procura, dentro dos seus limites, cumprir os ensinamentos cristãos. Eu não sou do seu rebanho, mas isso não me impede de reconhecer que este Papa é um ser excepcional.

    ResponderEliminar
  2. Este Papa é um ser excepcional - concordo.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.