domingo, 27 de julho de 2014

Breve historial da culinária portuguesa.

"Tripas à moda do Porto" é uma das mais ancestrais confeções culinárias portuguesas, presume-se que tenha inicio na época dos descobrimentos marítimos.
"Cozido à portuguesa" é uma das mais constantes na cozinha nacional.
Receitas com massa alimentícias, tão do agrado principalmente dos povos do sul da europa, são das preferidas na cozinha portuguesa.
Os enlatados de peixes (conservas) tiveram o apogeu principalmente na primeira metade do século vinte, descaindo gradualmente a sua procura, embora continuem a ser um otimo recurso alimentar no caso de guerras, catástrofes naturais e nos países subdesenvolvidos, devido ao preço acessível, ampla validade, transporte e armazenamento.
As sopas estigmatizadas como alimento dos pobres foram menosprezadas, essencialmente devido ao aumento das condições sociais e consequentemente do poder de compra.
As saladas tem conquistado adeptos sobretudo os apologistas da alimentação vegetariana.
Os molhos são de origem ou influencia estrangeira mais evidente, talvez devido à emigração e ao turismo.
Doces vários vincadamente regionais, outros de âmbito nacional e outros que se projetaram além fronteiras, são imensos, refletem a evolução da cozinha portuguesa sendo a receita mais paradigmática disso a "aletria natalícia", outrora o doce apenas confecionado nas casas abastadas, foi preterido por doces mais elaborados, vistosos e dispendiosos, tentou resistir incorporando novos ingredientes mas em debalde.
Quando se alimenta, faça-o calmamente, não fale, tira maior proveito dos sabores e fica saciado com menor quantidade de alimentos.
Otimo apetite. 

                                                                                                                                                                  Com amizade. 
                                                                                                                                                                    Araujo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.