domingo, 27 de julho de 2014

O início.

Feche os olhos.
Deixe de pensar, esqueça tudo o que aprendeu até agora, entre no vazio absoluto, vê a cor branca, somente branco.
Passado algum tempo volte a pensar, recuou no tempo milhares de anos, encontra-se nos primórdios da humanidade.
Uma bela e luxuriante floresta, animais selvagens, aves exóticas, um rio de água límpida que espelha o azul cristalino do céu, este é o paraíso como só existe na nossa imaginação, pois á muito que deixou de ser realidade no planeta terra.
Você vagueia neste paraíso, para a olhar para uma imponente e frondosa árvore cheia de reluzentes frutos, não resiste, colhe um e começa a come-lo.
Que delicia, tão doce, macio e suculento, não satisfeito colhe outro e começa a digeri-lo, mas eis que surge um animal igual a si, tente imita-lo colhendo um fruto, nesse preciso instante num ataque de fúria desmedida afronta-o, depois de uma luta sem tréguas o seu rival foge ferido.
Sem ter consciência disso, ao tomar posse da árvore e do terreno circundante através da força física, criou a primeira propriedade privada, fomentando ainda que de uma forma incipiente a sociedade materialista, pois uma é indissociável da outra.
Esta é a forma mais simples de explicar o legado dos nossos antepassados que surgiram na terra há cerca de duzentos mil anos.
Animais racionais ou humanos (homo sapiens) possuem capacidade mental, corpo ereto, o uso dos membros superiores possibilitaram a criação de ferramentas e seu uso para alterar o ambiente que os rodeia.
Multiplicando-se de uma forma exponencial criaram complexos sistemas sociais de famílias e nações.
Desenvolveram os sistemas de comunicações, inicialmente a gestual, a verbal, a escrita, posteriormente a de cariz tecnológica.
Surgiram tradições, crenças, rituais, valores, normas e leis.
Mas tal como no início, o que levou á criação do primeiro domínio territorial foi a força física, também a vida destes seres se tem pautado pela lei do mais forte.
Vence o mais robusto, ágil, inteligente, belo, perspicaz, trabalhador, persistente.
                                                        
Com amizade.

Araujo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.