sábado, 12 de julho de 2014

OS INCENDIÁRIOS...

É sabido que a confiança nos mercados financeiros, além de assentar em boas práticas, rácios de solvência e capitais próprios confortáveis, têm uma componente psicológica absolutamente comprovada.
É por isso muito triste, para dizer o menos, que um dos responsáveis executivos de um dos 4 grandes bancos de origem portuguesa, tenha declarado numa qualquer conferência (mesmo que "em off" dos media) que a crise do BES "é um abcesso" no sistema financeiro português.
Para além de pouco leal para com colegas de profissão, foi um tiro no próprio pé.
Se o BES cair, ou mesmo que não caia, se houver uma corrida aos depósitos por via de declarações irresponsáveis com esta, toda a banca sofrerá, os juros da nossa dívida soberana dispararão e poderemos até vir a ter um segundo resgate.

Isto é de facto um País de incendiários, e já não sei se políticos como Soares ou militares como Vasco Lourenço (quando "alertaram" para futuras insurreições), ou executivos financeiros como o atrás referido, não serão mais criminosos do que os simplórios de espírito que gostam de ver as matas a arder...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.