quarta-feira, 16 de julho de 2014

Para que servem as nossas cartas?

Somos cerca de trinta, os leitores que nos últimos dias temos vindo a «discutir» e a tentar responder a esta questão «para que servem as ‘Cartas para a Directora?’».
Podemos dirigir a pergunta a nós próprios, aos outros leitores e, obviamente, aos directores dos jornais.
Pus-me a pensar: para mim, estas cartas servem para quê? 
Será que têm de servir para alguma coisa? É um hábito? Sinto-me melhor comigo mesmo se participar com a minha opinião. Mesmo que não tenha tempo para escrever, existe sempre um pensamento que me suscitam as notícias, ou uma leitura rápida pelos jornais em papel ou online, mais recentemente. Servem até como passatempo, como exercício mental  e criativo! É um prazer para muitos de nós. 
Para os outros leitores, estas cartas servem para quê? 
Na minha opinião, saber que há leitores que continuam a escrever, é sinal de que estão com saúde, que estão aí, que continuam a preocupar-se, que «querem saber disto», que querem ajudar a corrigir algo. 
Servem para conhecer outros pontos de vista, muitas vezes interessantes e nunca tidos em conta, nem pensados, nem imaginados, sequer.
Servem para alimentar ideias! Servem para sabermos que não estamos sós... Servem para motivar outros leitores a iniciar-se e a ter também coragem para a participação cívica através da escrita e não só.  Escrever, compromete! 
Servem para nos responsabilizar com o mundo à nossa volta. Não está certo apontar o dedo e não fazer nada. Há que escrever e fazer, entrar em acção, mesmo sentados frente a um computador!
Servem para mostrar que os portugueses pensam e estão atentos! E são cada vez mais os que dirigem as suas cartas às redações dos jornais. Servem como exemplo.
Resumindo, continuem a escrever, porque eu leio as vossas cartas! E não sou só eu, evidentemente...
Para os jornais, servem para quê?  
Não sei. Porque não dizem em carta editorial? É um serviço aos leitores?
Entretanto, fiz rápida pesquisa e encontrei imediatamente um texto curioso sobre as cartas à directora, datada de 2012, do ex-provedor do leitor do Público. Da leitura retiro: Há mesmo futuro para as «cartas à directora» ? Existiu e existirá sempre  "uma escolha criteriosa da correspondência dirigida ao jornal"? "É ele próprio um espaço de referência, um indicador fiável da pulsação de uma opinião pública informada e plural"? 


2 comentários:

  1. De facto, as cartas de opinião do leitor servem para tudo que no texto da Céu está expresso. Mas, indo um pouco mais longe e pedindo desculpa de tal desvario, direi que: se não escrevo, não respiro. Assim, um dia, se tal não fizer, é porque estou jazendo em campa rasa.

    ResponderEliminar
  2. Os nossos jornais, quase todos, continuam a considerar as chamadas "Cartas dos leitores ou aos Directores", como um mal-ncecessário.....se possivel acabariam com este espaço......até prova em contrário, depois de todos estes anos, é esta a m/ opinião.

    Augusto

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.