terça-feira, 8 de julho de 2014

Sobre a tentativa de despedimento de mais 160 pessoas na Controlinveste

 

Está em curso uma tentativa de despedimento de 160 pessoas na Controlinveste (Jornal de Notícias, Diário de Notícias, TSF, O Jogo, Notícias Magazine e Global Imagens). O despedimento é colectivo para 140 trabalhadores e de alegado mútuo acordo para mais 20. São abrangidos 64 jornalistas e os outros são trabalhadores de outros sectores.

Em 2009 a Controlinveste efectuou um despedimento de 120 pessoas. Em 2010 encerrou os jornais 24 Horas e o gratuito Global.

A vocação da Controlinveste tem sido despedir, descaracterizar e encerrar publicações e pôr em causa a liberdade de informação e uma comunicação social pluralista.

A liberdade de informação e expressão conquistada em 25 de Abril de 1974, teve depois como grande suporte as empresas públicas de comunicação social, que no caso da imprensa passaram a pertencer ao sector público em 1975, na sequência da nacionalização da banca e empresas estratégicas que detinham o seu capital social.

Em 1986, o 1.º governo Cavaco Silva efectua uma tentativa de privatizar o Jornal de Notícias, no seu objectivo mais geral de acabar com as empresas públicas de comunicação social e assim dar uma machadada na liberdade de informação, na isenção, no pluralismo e na objectividade informativa conquistada em Abril de 1974. A luta e oposição de trabalhadores e população fez gorar este objectivo cavaquista.

Em Maio de 1988, é publicada lei para privatização das empresas de comunicação social. Em 1989 foram privatizados os jornais a Capital, Comércio do Porto e Diário Popular, todos eles desaparecidos do panorama jornalístico.

Em 1990, o 2.º governo de Cavaco Silva acaba por concretizar a privatização do Jornal de Notícias a que junta a do Diário de Notícias.

O Jornal de Notícias em 1990 tinha 716 trabalhadores. A par do seu prestígio e qualidade, era o único que apresentava resultado positivo (lucro) na sua actividade.

Os trabalhadores e suas organizações representativas sempre se opuseram aos objectivos privatizadores dos governos cavaquistas, afirmando que tal significava um ataque à liberdade de informação e aos direitos e garantias dos trabalhadores.

Da luta desenvolvida fez parte um cartaz/autocolante da autoria do conceituado cartunista Miranda, que durante muitos anos ilustrou as páginas do Jornal de Notícias com o seu humor e oportuna crítica social e política.

Os trabalhadores da Controlinveste opõem-se a mais este ataque aos seus direitos, á liberdade de informação e à descaracterização e desqualificação dos órgãos de comunicação social onde exercem a sua actividade profissional. A sua luta não pode deixar de merecer apoio e solidariedade.

 

3 comentários:

  1. Os trabalhadores da Controlinveste, apesar da sua especialização, estão sujeitos às regras do mercado. Os jornais têm cada vez menos compradores e a rádio vai perdendo cada vez mais espaço para a televisão. A publicidade vai decaindo, porque o consumo vai sendo reduzido. Logo as receitas começam a ser inferiores às despesas e o prejuízo não pode eternizar-se, porque os bancos cortam o crédito. É um ciclo vicioso que varre o país, e a sua economia, de ponta a ponta. Quando estoirar, o que não deve demorar muito, todos vão sair danificados. É lamentável, que uma situação tão evidente, não esteja a ser vista pelos responsáveis pela hecatombe.

    ResponderEliminar
  2. Na comunicação social o que prevalece não são as chamadas regras de mercado. Se assim fosse, nenhuns ou muito poucos meios de comunicação social existiriam. Em termos de negócio ou rentabilidade capitalista não é uma boa ou tentadora opção. A comunicação social é para ajudar os outros negócios, defender uma sociedade (capitalista) onde os mesmos possam prosperar muito e para as «guerrinhas» de clans ou grupos. Essa comunicação social é também para tentar convencer as pessoas da inevitabilidade e exclusividade do sistema capitalista, e que tem que haver pobres neste mundo, porque quando passarem para o outro atingirão a felicidade que lhes foi negada enquanto cá andaram. Um exemplo elucidativo é o Público, que pertencendo ao super gestor Belmiro, nunca teve um cêntimo de resultados positivos e acumula milhões de euros de prejuízos.

    ResponderEliminar
  3. Se os órgãos de comunicação social, hoje, são uma espécie de casa de acolhimento de jornalistas e outros funcionários, sem levar em conta o retorno económico do seu produto, alguém tem de suportar os prejuízos inerentes. Só que que essa situação não é eterna e se for assim, a sua tendência, nestas circunstâncias, seria acabarem. O Eng. Belmiro suporta o Público, com enorme prejuízo, enquanto as outras empresas que dirige forem rentáveis. O jornal é como um serviço de segurança que, directa ou indirectamente, vai defendendo na opinião pública os empresários que os suportam.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.