quarta-feira, 27 de agosto de 2014

UM BALDE DE ÀGUA GELADA...




A governação deste pais tem sido um espanto… A divida sobe 14 milhões por dia, atingiu em junho os 134 por cento do PIB. O peso da divida pública implica que cada cidadão deva “só” , mais de 22 mil euros. Na perspectiva de Maastricht  a dívida pública fixou-se em 223,3 mil milhões de euros no final de junho.  A meta do governo está cada vez mais distante. Acima das metas estabelecidas pelo governo de Passos Coelho. Mais, a agência financeira Fitch considera que o maior problema que Portugal enfrenta é a divida publica . Face ás decisões do tribunal constitucional , a partir de 2015 o governo em exercício, deverá ter de aumentar impostos para conter o aumento . Ainda o saldo das balanças corrente e de capital , voltou a ser negativo. Como se disse as metas do governo que apontavam para uma inversão do rumo das contas , prevendo que a divida caísse para 128 por cento, em 2015 e em 2018 para 117 por cento, foram postas seriamente em causa. As contas externas registaram um défice 39 milhões de euros,  o sector empresarial do Estado, registou prejuízos de 394 milhões de euros … Quanto aos apoios sociais, continuam a diminuir havendo menos pessoas , 45.349, a receber o prestação do rendimento mínimo. O número de idosos com direito a receber o complemento solidário , baixou , havendo agora 172 mil beneficiários , menos 209 do que em junho. Quanto ás crianças o número com direito ao abono aumentou, mas foram pagos a um número muito longe das que tinham direito…  A situação do pais continua insustentável , com o estoiro do BES , que se sabe como começou mas ainda se saberá como vai acabar, ainda ficou pior com mais cortes a ameaçar os portugueses… A actividade económica a abrandar , descida do consumo privado, concluiria o inefável  deputado Montenegro,que apesar desta situação e da  míséria , a fome, o agravamento da pobreza, surto greves, a criminalidade a aumentar, espiral de violência , diria numa visão clarividente, que Portugal está melhor… Tudo o que tem acontecido a esta governança tem sido  constantes  baldes de água gelada nas suas metas e perspectivas sistematicamente frustradas , na recuperação do pais e solução da divida. Com tantos “baldes de água gelada” lançados pelo Constitucional, o governo corre o risco de ter “hipotermia” ou ter de ficar em “coma induzido”… O povo em breve decidirá e fará o seu diagnóstico…

2 comentários:

  1. Francisco, segundo sei, hoje o DN publicou uma carta sua. Mas tão reduzida...

    ResponderEliminar
  2. A atenção que o DN está a dar às cartas que lhe enviamos é quase envergonhada. Os cortes são tantos e a mensagem fica tão reduzida que perde toda a eficácia. Mais valia terem a coragem de nos atirar pela porta fora, já que o espaço que nos concedem não tem o mínimo significado.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.