quarta-feira, 6 de agosto de 2014

EFEMÉRIDE - OS 48 ANOS DA PONTE SOBRE O TEJO




A 6 de Agosto de 1966 (sábado), faz hoje precisamente 48 anos, num dia de sol radioso, é inaugurada, com pompa e circunstância, a Ponte sobre o rio Tejo, em Lisboa. O Diário Popular, dessa tarde escreve. "A Ponte - a ponte sobre o Tejo, a maior da Europa e uma das maiores do Mundo, inaugurou-se hoje: foi dia de festa para o povo".
Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril (anteriormente conhecida como Ponte Salazar), é uma ponte suspensa rodo-ferroviária que liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo na parte final e mais estreita - o designado gargalo do Tejo.
É longa e  vasta a história para construção desta ponte. A primeira ideia sobre a construção de uma ponte que ligasse a cidade de Lisboa a Almada, situada na margem esquerda do Tejo, remonta ao ano de 1876. Naquela altura, o engenheiro Miguel Pais sugeriu  que a sua construção fosse feita entre Lisboa e o Montijo.

4 comentários:

  1. Os mais novos e menos informados pensam que a ponte, hoje denominada 25 de Abril, já foi construída em democracia. É um erro que se insere na falta de respeito pela história, que tem sido cultivado pelos oportunistas, que não entendem ser necessário haver isenção na análise do passado.

    ResponderEliminar
  2. Quem tiver acesso a este "simplório" texto e tiver a devida atenção, repara numa leitura atenta, que esta ponte foi feita muito antes do 25 de Abril de 1974. Por forças adversas e de quem não respeitou ou não quis respeitar a sua história, como afirmo no referido texto, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril anteriormente conhecida como Ponte Salazar). É de lamentar que não se mantenha os nomes tal como é feita história, efectivamente a Ponte Salazar, não tem nada a haver com o 25 de Abril de 1974.
    Cumprimentos a todos~.
    Mário Jesus

    ResponderEliminar
  3. Já agora gostaria de dizer algo sobre a Ponte 25 de Abril.1) Só por má fé é que se poderá atribuir culpas "aos tais oportunistas) pela ignorância dos mais novos acerca da história da dita Ponte, pois basta conhecer a data em que foi construída e saber quando caiu o regime ditatorial (que palavrão) de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, que como sabemos, foi em 25 de Abril de 1974. 2º) De facto á primeira vista parece que é verdade a ponte não ter nada com o 25 de Abril, mas se pensarmos que a ponte, também não foi construída pelo velho Ditador mas sim com o sangue (morreu muito trabalhador) suor e lágrimas do nosso povo, talvez o 25 de Abril na ponte seja uma maneira de homenagear os operários,engenheiros e técnicos que a construíram não acham? Mas se por absurdo um dia um qualquer Coelho ou Cavaco tivessem a coragem de voltar a dar o nome de Salazar à Ponte,eu sugiro que lá ficasse escrito isto : Ponte Salazar,mandada construir pela mais velha ditadura da Europa (1926-1974) à custa do sangue suor e lágrimas de um povo oprimido. Com os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. O que está em causa não é o caso de terem chamado à ponte o nome do ditador, mas o facto de que o 25 de Abril, a data histórica da liberdade, não precisar de dar nomes a obras que foram feitas antes pelos ditos fascistas. O 25 de Abril não precisa de se apropriar de obras que não lhe pertencem, ainda que fossem realizadas por portugueses. É que nós, no final herdamos todos, os bons e os maus, porque todos pertencem ao passado. Herdámos tanto o Egas Moniz como o Zé do Telhado.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.