segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O que significa Oriolus orilous?

De facto, ‘quem lê jornais, sabe mais’. E, assim, é. Por isso, para além do que vamos aprendendo na ‘universidade da vida’, ler jornais com assiduidade e neles intervir é um complemento cultural, fundamental para sabermos o que ‘vai pelo mundo’, sem deixarmos de fazer as nossas tarefas diárias, não exigindo sem nada fazermos, uma vez que constatamos que muitas cigarras – gentes corruptas e ladras de alto coturno e outras aves de arribação aparentadas com as primeiras – vivem na opulência à custa de todos nós.
Mas, agora, eu, também um dos explorados de ‘muita boa gente’ e de ‘intelectuais de pacotilha’, vou tentar complementar uma notícia, vinda no jornal diário que me tem acompanhado ao longo da vida, cujo título era o seguinte: ‘Papa-figos foi ontem fotografado no estuário do Douro’.
De facto, nunca tinha visto o inabitual e belo pássaro papa-figos – Oriolus orilous –, como também não sabia que no meu lar existisse uma Oriolusa orilousa, pois a minha companheira é uma autêntica papa-figos, uma vez que, passando por uma figueira, adeus figo que já foste comido.


José Amaral/VNGaia ou Vila Seca (Armamar, no Douro Vinhateiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.