sábado, 2 de agosto de 2014

PORTO wine fest ?

É incompreensível que durante perto de três semanas do mês de julho, com taipais inestéticos, o rio Douro seja escondido das pessoas, e nomeadamente de turistas, na margem de Vila Nova de Gaia, quase da ponte de D. Luís até ao cais de Gaia, devido ao denominado Porto Wine Fest.

Porto Wine Fest (porque não Festa do Vinho do Porto?), com a entrada a 7,50 euros, para além do inconveniente para o desenvolvimento e consolidação geral do turismo, assume características de iniciativa elitista e «gourmetista», bem ao estilo do anterior presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, dr. Filipe Menezes, com custos municipais da ordem de algumas centenas de milhares de euros, que o actual presidente dr. Eduardo Vítor declarou não subscrever ou comparticipar, para contrariar o forte endividamento municipal.

Com ou sem dinheiros municipais, Porto Wine Fest aí esteve em Julho de 2014, e coincidindo com as festas da freguesia de Santa Marinha, vedou completamente a turistas nacionais e estrangeiros a vista do rio Douro e do património mundial da margem direita.

Uma festa ou festival do vinho do Porto, é lógico que se realize, na margem do Douro onde se localizam as caves das diversas empresas, mas sem impedir a vista do rio, do seu movimento e das suas margens patrimoniais. Uma festa aberta e popular, aproveitando espaços, como o Largo de Aljubarrota, mercado municipal e ruas interiores, onde se poderão apresentar as provas vínicas e petiscos «gourmetistas» e tradicionais.

 

2 comentários:

  1. Sabe/m Caro/s Confrade/s: é tudo muito 'in'. Os santos da porta não fazem milagres. Só para serem 'chincados' nos impostos é que são portugueses cumpridores. Depois, são uns estupores.
    E a malta mais nova só anda em festivais com gente cantante vinda da estranja. Muitos jovens têm até vergonha de falar português. Por isso vê-se no péssimo aproveitamento escolar na língua materna. Eles, não dizem: tchau! e okey!, que são as mais'eruditas' palavras usadas tu cá, tu lá?
    Mas como no meio termo é que está a virtude, os canais de televisão em sinal aberto enfiam-nos com tardes e tardes de autêntica pimbalheira
    e noites aterradoras de incultura a rodos.
    Bom, daqui a meio século poucos seremos, e linguajar português seremos muito menos.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.